13 de novembro de 2018
Arthur Timm

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam viagem de estudos para Buenos Aires

Os estudantes conheceram projetos como o Banco de Londres e Puerto Madero

Os acadêmicos de diversas fases do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE viajaram para Buenos Aires, na Argentina, entre 7 e 11 de novembro. Acompanhados dos professores Francisco Skorupa e Karol Carminatti, os alunos vivenciaram de forma interativa, a dinâmica de uma cidade cosmopolita e que valoriza sua cultura e história.

Os alunos conheceram projetos estudados em sala de aula, como o Banco de Londres (1959) do arquiteto Clorindo Testa e o projeto de Puerto Madero — área urbana revitalizada e que é hoje um dos pontos mais importantes do local.

No roteiro ainda esteve o passeio ao Palácio Barolo, Livraria técnica de Arquitetura, Congresso Nacional Argentino, Casa Rosada, Reserva Ecológica de Buenos Aires, Rua Florida, Plaza Serrano, Plaza Dorrego, show de tango — uma das atividades culturais mais emblemáticas da cidade, entre outras atrações.

O grupo participou também do evento NOCHE DE LOS MUSEOS (visitação aos museus no período noturno), caminharam e interagiram com pessoas desconhecidas, o que contribuiu para o amadurecimento profissional e pessoal.

Experiência

Skorupa destaca que uma viagem como essa promove a experiência de exposição ao estranhamento e a conversão do estranho em um novo conhecido.

— Buenos Aires oferece oportunidades únicas para ver e vivenciar vários períodos de arquitetura, com muita qualidade, instigando a experiência, o reconhecimento das teorias de análise e leitura urbanas — observa o professor.

Para a aluna Carine Merizio, estar em Buenos Aires é viver a cidade, que vai além do conhecimento teórico em sala de aula.

— A viagem nos proporcionou um conhecimento amplo, vivemos a sua essência, os aromas de cada ruela e as descobertas que cada uma revela, que nos fazem entender o porquê da imponência de cada edificação histórica, que são mais fantásticas pessoalmente e dignas de inspiração para a nossa futura vida profissional, tanto as históricas como as contemporâneas — ressalta.

A acadêmica Ariele Mahara também enfatiza que a viagem promoveu compreensão de maneira mais aprofundada.

— Os passeios nos trouxeram experiências que ficarão marcadas em nossa memória e em nosso conhecimento, podendo ser refletida na maneira de projetar. Cada rua que adentramos, encontramos novos edifícios que nos surpreendem mais e mais — salienta.

Estacionamento conta com novos acessos de entrada e saída

Estacionamento conta com novos acessos de entrada e saída