18 de abril de 2011

Avaliação Institucional pode ser feita a partir desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 18 de abril, acadêmicos e professores do Centro Universitário de Brusque – Unifebe já podem realizar a Avaliação Institucional referente ao primeiro semestre de 2011 (Para participar, clique aqui). Enquanto os estudantes analisam o desempenho dos professores, os docentes avaliam o comportamento das turmas. Um espaço será destinado aos comentários, onde os alunos podem criticar, elogiar e sugerir melhorias ao professor, de forma individual, ou à Instituição, de maneira geral.

De acordo com a analista de desenvolvimento, Fabiane Colombi, que também coordena a avaliação, essa prática existe na Unifebe desde 1999. "O objetivo é qualificar o ensino que é oferecido", disse ela na noite de quinta-feira, 14 de abril, quando esteve reunida com os acadêmicos do curso de Educação Física no Auditório do Bloco C da Instituição.

Importância da avaliação

Durante o encontro, Fabiane mostrou o resultado da última avaliação do curso e reforçou a importância da participação dos alunos no processo. Os acadêmicos dos demais cursos também tiveram acesso as notas através dos seus coordenadores ou da própria Assessoria de Desenvolvimento.

No segundo semestre a avaliação será mais ampla, segundo Fabiane. Além de ser analisado o desempenho dos professores e das turmas, será analisada a estrutura da Unifebe, organização curricular do curso e auto-avaliação. "Não poderíamos avaliar a estrutura física duas vezes por ano, pois não conseguiríamos mudar a parte física de um semestre para outro", explicou.

A Avaliação Institucional é uma determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Governo Federal e tem por finalidade a melhoria do ensino e a promoção dos valores democráticos. A avaliação pode ser feita até 30 de maio.

Incentivados pelo retorno
Conforme o acadêmico da 7ª fase do curso de Educação Física, Jackson Pereira, que participa da Avaliação Institucional desde que ingressou na Unifebe, o ponto positivo da avaliação é o retorno oferecido. "As sugestões de melhorias são acatadas. A mais valiosa mudança foi a da lanchonete nova, pois no intervalo acumulava todo mundo na do Zé (Akademikus)", disse.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Prorrogação do prazo de divulgação das inscrições classificadas para a V Mostra de Talentos Unifebe

11 de abril de 2008
Processo Seletivo Corpo Técnico-Administrativo – Auxiliar de Manutenção – 21/05/2008