notícias colégio
Notícias
12 de abril de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Avaliação interna e externa e sua aplicabilidade na aprendizagem é tema de palestra promovida pelo curso de Pedagogia

Acadêmicos e professores participaram do evento virtual desenvolvido no projeto Educação em Diálogo.

O projeto Educação em Diálogo, do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu no dia 26 de março, a palestra “Avaliação interna e externa e sua aplicabilidade na aprendizagem”. O evento virtual foi proposto pela professora da disciplina de Planejamento e Avaliação dos Anos Iniciais, Giselly C. Mondardo Brandilise, e contou com a participação da colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP, professora da Educação Básica da rede pública municipal de Pato Branco e do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), no Paraná, Glaer Gianne Gewehr.

Durante a palestra, realizada via Google Meet, acadêmicos, professores do curso e comunidade externa aprenderam sobre a importância da avaliação escolar nos processos de trabalho do pedagogo. No bate-papo, Glaer destacou as formas com as quais as avaliações internas, aquelas realizadas pelo professor, e externas, as que subsidiam as políticas públicas, incidem sobre o planejamento educacional. A professora convidada dialogou também sobre o período da pandemia no contexto escolar, no que tange à avaliação da aprendizagem, e o quanto esse processo impactará por, pelo menos, uma década.

Para a professora Giselly C. Mondardo Brandilise, a avaliação é uma prática de reflexão que busca melhorar a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, os diálogos constituídos ao longo da palestra ampliaram as discussões já estabelecidas no curso de Pedagogia, e proporcionaram enriquecer os debates que permeiam a trajetória de formação das futuras pedagogas.

Taina de Souza Pavesi é acadêmica da 3ª fase de Pedagogia, e para ela o bate-papo foi de muita troca de conhecimentos. “Foi um momento bem interativo quando pude esclarecer minhas dúvidas e também aprender como acompanhar e mensurar os resultados, do que o aluno realmente aprendeu em sala de aula. Como futuras professoras essas informações são muito importantes, pois nos direcionam em como melhorar nossas estratégias, sempre com foco na qualidade de ensino de nossos alunos”. Destaca Taina.

Educação em Diálogo
O projeto Educação em Diálogo é uma iniciativa do curso de Pedagogia, desenvolvida com o intuito de ofertar à comunidade acadêmica e externa, bimestralmente, momentos de formação a partir da interação com profissionais e especialistas de diferentes contextos e áreas da educação, que atuam no mercado de trabalho.

A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, enfatiza que o projeto tem sido uma referência na formação acadêmica. “Por meio de palestras, workshops e oficinas possibilitamos que os estudantes dialoguem com esses profissionais de referência e conheçam temáticas nas mais várias áreas de atuação do pedagogo”, salienta Eliane.

A próxima edição do Projeto será realizada em maio e também será aberta à comunidade e acadêmicos. As inscrições e demais informações sobre o próximo bate-papo serão postadas no perfil oficial do curso no Instagram @pedagogia_unifebe.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Palestra alusiva ao Dia da Educação foi transferida

Palestra alusiva ao Dia da Educação foi transferida


28 de abril de 2010
Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se

Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se


25 de abril de 2011
Mensagem da Reitora – 2005

Mensagem da Reitora – 2005


02 de agosto de 2005
Skip to content