Para combater atos como alteração da verdade dos fatos e utilização do processo para conseguir um objetivo ilegal, características de antiética profissional previstas no artigo 80 do Código de Processo Civil, o curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) convidou o juiz Eduardo Passold Reis, da 1ª vara criminal da Comarca de Blumenau, para falar sobre atos de má-fé processual.
No bate-papo, realizado na última quinta-feira (22), com os acadêmicos do curso, Reis apresentou seu estudo de caso desenvolvido no mestrado, que analisa cerca de mil julgados do Tribunal de Santa Catarina sobre temas relacionados ao comportamento processual de má-fé.
“O intuito dessa conversa com os estudantes era ressaltar a importância da honestidade na prática de atos processuais, e de que o Processo é um atuar-em-relação, circunspecção e responsabilidade. Nesse sentido que, o fomento das práticas de integridade e correção de condutas se revelam como elementos primordiais para o advogado”, enfatiza Reis.
A coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lucia Martins Mattoso, explica que a temática é essencial para a formação dos futuros profissionais. “No Direito, nosso trabalho como um todo é respaldado na Lei, e é imprescindível que a ética seja abordada com os estudantes desde o primeiro semestre do curso. Além de formar profissionais mais conscientes de seu papel na sociedade, eles saem da universidade entendendo o peso e responsabilidade da sua profissão”, enaltece Anna.
A acadêmica da 2ª fase, Rosana França, saiu do debate ainda mais apaixonada pelo futuro profissional. “Poder participar de uma palestra com um juiz, logo no primeiro semestre do curso, é inspirador e esclarecedor, com certeza saí da palestra com uma visão completamente diferente da profissão e com ainda mais vontade de dar continuidade ao curso”, conclui Rosana.
Confira as fotos do evento: