03 de abril de 2014

Brasília e inovação são temas do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE

A segunda noite do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu os arquitetos Silvio Parucker e Affonso Orciuoli. Participaram do evento realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, acadêmicos, professores e a comunidade.

O primeiro palestrante da programação foi o professor Parucker da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com o tema: “Brasília e o Plano Piloto: Entre o sonho e a realidade”.

“A Ideia é fazer uma retrospectiva histórica sobre o planejamento e construção de Brasília. Vamos nos imaginar naquela época sem as tecnologias que temos hoje, para mostrar quais foram as dificuldades e como foi possível superá-las”, explica o professor.

No encerramento da palestra, Parucker trouxe exemplos aos estudantes como uma cidade planejada deve ser conservada em termos de qualidade e critérios de sustentabilidade, por exemplo. “Como foi criada do zero e que temos que fazer hoje para continuar mantendo o local como uma boa cidade”, diz.

Como conselho aos acadêmicos, o palestrante recomenda que os alunos da UNIFEBE e profissionais da área sejam extremamente curiosos, pesquisadores e busquem sempre informações, repertório e referências porque assim conseguirão evoluir na profissão.

Depois, o professor e arquiteto brasileiro/italiano Orciuoli falou sobre o tema: “Arquitetura Paramétrica”. “A palestra trata sobre inovação de tecnologia e computação. Até 20, 15 anos atrás a computação servia muito para a representação gráfica. Hoje, nós já podemos fabricar com computação. Através do design feito no computador podemos transformar isso em realidade mediante uma série de maquinários, que chamamos de fabricação digital”, conta.

Para o arquiteto, a palavra mais importante para os estudantes é inovação. “Muita gente fala que arquitetura sem inovação não é arquitetura. Temos que inovar e aprender. Nesse processo há um esforço, tem que se estudar muito”, afirma.

Encerramento

No último dia do simpósio, a Prefeitura de Brusque organiza no auditório do Bloco C, o Congresso da Cidade, a partir das 18h30. Estão convidados todos os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e a comunidade brusquense. À noite, terá a apresentação do congresso, explanação do tema, debate, formulação e apresentação de propostas e a eleição dos delegados.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE seleciona estudantes para pesquisa internacional em parceria com universidade alemã