02 de agosto de 2013

4ª Edição do Café com reitor reúne líderes e vice-líderes

No dia 1º, quinta-feira, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a 4ª edição do Café com o Reitor. O evento aconteceu no Auditório da instituição e reuniu líderes e vice-líderes das turmas nos períodos matutino e noturno.

Os acadêmicos foram recebidos com um coquetel antes de ouvirem a apresentação do reitor Günther Lother Pertschy. O Café com o reitor é um evento destinado a informar os representantes de turma, consequentemente, todos os acadêmicos, sobre o que foi realizado em termos de infraestrutura, investimentos, ações de melhoria no último semestre, além de norteá-los para as próximas ações a ser implantadas na instituição.

“Quando assumimos implantamos o café para ouvirmos diretamente os alunos. Esse é um dos instrumentos, além da avaliação institucional que nos permite conhecer suas necessidades e adotarmos medidas estratégicas para a tomada de decisão”, afirmou Pertschy.

Temas abordados

O reitor abordou sobre o plano diretor para o campus e as melhorias que estão sendo implementadas desde o aterramento do terreno da instituição, a instalação de bancos ecologicamente corretos nas áreas coletivas, ampliação de 60 vagas de estacionamento e o fechamento dos corredores entre os blocos, para evitar que os alunos se molhem durante o trânsito entre um bloco e outro, auxiliando também na economia do serviço de manutenção.

O acadêmico da 8ª fase de Direito, Júlio Cesar Cristovão, elogiou a prontidão que a instituição pendurou as cortinas na sala de aula após ser solicitado.

Outro setor que foi beneficiado durante o semestre foi a biblioteca, que passa a ter um investimento de 1,5% da receita da instituição. “O setor é responsável por verificar as ementas das disciplinas e diagnosticar a necessidade dos livros solicitados pelos professores. Igualmente está sendo feito investimento em títulos virtuais e a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) será realizada por meio digital e o arquivamento também”, explicou o reitor.

Investimentos

Segundo o reitor, o sistema de segurança da UNIFEBE foi ampliado com a instalação de mais câmeras de segurança, as quais podem ser monitoradas remotamente. No primeiro semestre foram investidos em torno de R$ 250 mil em softwares de gestão para o centro universitário e para os laboratórios dos cursos. Até o final de 2013 serão investidos R$ 500 mil.

A internet também recebeu investimento e está disponível em todo o campus, podendo ser acessada através de wireless. Um novo laboratório com 50 máquinas será instalado no Bloco D. Até o ano de 2014, todas as salas receberão projetores multimídias.

Pessoas
O investimento em pessoas é uma das metas da instituição. O incentivo à melhoria da titulação docente é um processo permanente e reflete diretamente na sala de aula. Os funcionários também receberam treinamento, após ter sido feito um levantamento sobre os setores que atendem diretamente o público. “Os colaboradores já receberam dois treinamentos para garantir a qualidade do atendimento. Sempre que há treinamentos disponíveis na Câmara Brasil – Alemanha e na ABRH, os funcionários são orientados a participar”, afirmou o reitor.

A instituição contratou um seguro para todos os alunos, funcionários e professores. O SOS Unimed também passará a atender com mais agilidade e prontidão.

Projeções

Estão previstos dois novos laboratórios para auxiliarem na formação dos alunos de Direito, além do investimento em aprendizado prático de mediação e arbitragem. Para o curso de Ciências Contábeis será criado um escritório modelo.

Também está prevista a ampliação do espaço das cantinas com a criação de decks para oferecer mais conforto aos acadêmicos. O bicicletário será transferido para a parte da frente, próximo ao estacionamento das motos. O incentivo para o aluno utilizar a bicicleta como meio de transporte será iniciado com a conclusão das obras de ciclovia da Beira Rio.

O transporte urbano também foi pautado pelo reitor. Ele informou que realizou uma reunião com o IBPLAM (Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade), Prefeitura e dono da empresa que atende Brusque. Um estudo está sendo realizado para atender os acadêmicos da UNIFEBE. Pertschy também solicitou que sejam colocadas placas de indicação da UNIFEBE pela cidade para que o acesso fique mais fácil.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe promove reunião com secretários de educação

16 de junho de 2009
Semana do Meio Ambiente é destaque na UNIFEBE