23 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Calouros de Educação Física participam de competição estadual de Atletismo

Estudantes auxiliaram a arbitragem e verificaram técnicas aplicadas pelos atletas

Os calouros do curso de Educação Física da UNIFEBE participaram do Festival de Atletismo FCA (Categorias Adulto e Sub-20), realizado em Timbó e promovido pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA). Além de auxiliarem a arbitragem, com a aferição das marcas e recolhimento dos implementos, os estudantes verificaram a técnica aplicada pelos atletas, a organização de uma competição e ouviram esclarecimentos das regras, em conversa com os árbitros de cada prova. Os estudantes foram acompanhados pelo professor André Boscatto, da disciplina de Metodologia do Ensino do Atletismo.

O professor João Derli, coordenador do curso, ressalta a importância de os estudantes participarem deste tipo de evento logo no início da graduação. “Eles vivenciam como é arbitrar uma competição e convivem com atletas de destaque. É uma oportunidade que poucas instituições propiciam aos alunos, esse é um diferencial da UNIFEBE, que permite que os alunos tenham experiências práticas desde a primeira fase”, orgulha-se.

De acordo com o acadêmico Valdir Sena, os estudantes foram encarregados de diversas funções, como auxiliar de arbitragem e pregação de obstáculos para provas. “Essa integração serviu para pôr em prática tudo o que o professor André nos passou dentro de sala de aula. Creio que foi um divisor de águas muito esclarecedor para todos que tem interesse em atuar nessa área. Foi uma experiência única e muito importante para este processo que iniciamos. Espero retornar novamente na próxima oportunidade”, garante Valdir.

O evento contou com a presença do ex-atleta Sérgio Galdino, vice-presidente da FCA, que competiu na modalidade Marcha Atlética nas Olímpiadas de 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta) e 2004 (Atenas) e que exaltou a iniciativa do curso. “Parabenizo a UNIFEBE por essa oportunidade dada aos alunos. A teoria e a prática caminham juntas, esperamos vê-los em outras oportunidades, pois isso é muito importante para o desenvolvimento do esporte e da Educação Física”, disse o ex-atleta.

Curso de Direito da Unifebe promoveu palestra

17 de maio de 2006