18 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Calouros de Pedagogia expõem brinquedos e jogos didáticos desenvolvidos ao longo do semestre

Materiais estiveram expostos no Bloco D

Os brinquedos e jogos didáticos, desenvolvidos logo na primeira fase do curso pelos calouros de Pedagogia foram apresentados à comunidade acadêmica da UNIFEBE, no último dia 5 de abril. A exposição, realizada no hall do Bloco D, marcou a conclusão da primeira etapa do Projeto Acadêmico Interdisciplinar – PAI, ministrado pela professora Marinez Panceri Colzani. No PAI, os alunos são instigados a articular os estudos das diferentes disciplinas da fase, com foco nas concepções de educação e aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse sentido, o projeto realizado com a 1ª fase do curso de Pedagogia culminou em uma mostra de trabalhos didáticos. Cada proposta continha uma ficha técnica elaborada pelos acadêmicos, apresentando o nome da atividade, tema, as habilidades da BNCC, idade recomendada, materiais utilizados, o processo de elaboração, a possibilidade de adaptação para outras idades e uma reflexão teórica.

A BNCC, documento base que destaca o protagonismo e o sentido do conhecimento aos educandos, ressalta o brincar como um dos elementos principais para o desenvolvimento da criança, destaca a professora Marinez. “A atividade proporciona o diálogo entre diferentes áreas e seus conceitos, com o objetivo de integrar os conhecimentos distintos dando sentido a cada um deles de uma forma muito prática e lúdica”, enaltece a professora.

Para a caloura Kamili Tomio, participar do projeto acadêmico interdisciplinar permitiu que ela aplicasse os conhecimentos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas e reforçou a compreensão sobre como teoria e prática podem ser integradas de forma eficaz. “Ao criar esses brinquedos tivemos em mente não apenas a diversão, mas também o potencial educativo e de desenvolvimento que eles poderiam proporcionar às crianças. O brincar é fundamental para a evolução integral da criança, pois por meio dele que ela explora, experimenta, descobre e aprende sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor”, destaca a acadêmica.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Komann, salienta que a Mostra representa a seriedade das atividades práticas no curso, que além do Estágio Supervisionado, também compreendem 400 horas de práticas nas escolas, o PAI é um projeto em que a prática se faz presente na universidade, nas aulas, a partir de estudos e pesquisas. “Nesta proposta em específico, na construção dos jogos e brinquedos, percebemos que já na 1ª fase, os calouros possuem base teórica, pautada nas diferentes aulas que compõem o semestre, bem como a compreensão da importância da ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança. O que os acadêmicos apresentaram de forma criativa e inovadora, os jogos e brinquedos, evidenciam que ser professor requer conhecimento, criatividade e inovação para o sucesso na aprendizagem”, pontua a professora Eliane Kormann.

Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI)

Os trabalhos foram realizados e orientados nos encontros do Componente Curricular Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI). O PAI integra a matriz curricular do Curso de Pedagogia e compreende 400 horas de práticas pedagógicas presentes em todo o percurso formativo do licenciando, da 1ª a 8ª fase.

Prorrogadas inscrições para concurso de padronização de Pontos de ônibus e de táxi de Guabiruba

10 de setembro de 2013
Lions Clube de Brusque busca voluntários para pedágio

Lions Clube de Brusque busca voluntários para pedágio