notícias colégio
Notícias
18 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Calouros de Pedagogia expõem brinquedos e jogos didáticos desenvolvidos ao longo do semestre

Materiais estiveram expostos no Bloco D

Os brinquedos e jogos didáticos, desenvolvidos logo na primeira fase do curso pelos calouros de Pedagogia foram apresentados à comunidade acadêmica da UNIFEBE, no último dia 5 de abril. A exposição, realizada no hall do Bloco D, marcou a conclusão da primeira etapa do Projeto Acadêmico Interdisciplinar – PAI, ministrado pela professora Marinez Panceri Colzani. No PAI, os alunos são instigados a articular os estudos das diferentes disciplinas da fase, com foco nas concepções de educação e aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse sentido, o projeto realizado com a 1ª fase do curso de Pedagogia culminou em uma mostra de trabalhos didáticos. Cada proposta continha uma ficha técnica elaborada pelos acadêmicos, apresentando o nome da atividade, tema, as habilidades da BNCC, idade recomendada, materiais utilizados, o processo de elaboração, a possibilidade de adaptação para outras idades e uma reflexão teórica.

A BNCC, documento base que destaca o protagonismo e o sentido do conhecimento aos educandos, ressalta o brincar como um dos elementos principais para o desenvolvimento da criança, destaca a professora Marinez. “A atividade proporciona o diálogo entre diferentes áreas e seus conceitos, com o objetivo de integrar os conhecimentos distintos dando sentido a cada um deles de uma forma muito prática e lúdica”, enaltece a professora.

Para a caloura Kamili Tomio, participar do projeto acadêmico interdisciplinar permitiu que ela aplicasse os conhecimentos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas e reforçou a compreensão sobre como teoria e prática podem ser integradas de forma eficaz. “Ao criar esses brinquedos tivemos em mente não apenas a diversão, mas também o potencial educativo e de desenvolvimento que eles poderiam proporcionar às crianças. O brincar é fundamental para a evolução integral da criança, pois por meio dele que ela explora, experimenta, descobre e aprende sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor”, destaca a acadêmica.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Komann, salienta que a Mostra representa a seriedade das atividades práticas no curso, que além do Estágio Supervisionado, também compreendem 400 horas de práticas nas escolas, o PAI é um projeto em que a prática se faz presente na universidade, nas aulas, a partir de estudos e pesquisas. “Nesta proposta em específico, na construção dos jogos e brinquedos, percebemos que já na 1ª fase, os calouros possuem base teórica, pautada nas diferentes aulas que compõem o semestre, bem como a compreensão da importância da ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança. O que os acadêmicos apresentaram de forma criativa e inovadora, os jogos e brinquedos, evidenciam que ser professor requer conhecimento, criatividade e inovação para o sucesso na aprendizagem”, pontua a professora Eliane Kormann.

Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI)

Os trabalhos foram realizados e orientados nos encontros do Componente Curricular Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI). O PAI integra a matriz curricular do Curso de Pedagogia e compreende 400 horas de práticas pedagógicas presentes em todo o percurso formativo do licenciando, da 1ª a 8ª fase.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Empresas valorizam profissionais com formação acadêmica
Destaque

Empresas valorizam profissionais com formação acadêmica


31 de agosto de 2018
Liberada 2ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170

Liberada 2ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170


26 de novembro de 2012
Reitora da Unifebe participa de Encontro Internacional

Reitora da Unifebe participa de Encontro Internacional


01 de junho de 2010
Skip to content