Os 60 calouros do Curso de Medicina da UNIFEBE começaram, oficialmente, o semestre 2026.1 nesta quinta-feira (19) com uma recepção realizada no auditório Germano Hoffmann, no Bloco F do campus Santa Terezinha. Foi o primeiro dia de uma jornada de seis anos, que será repleta de estudos, amadurecimento, crescimento e aprendizado prático.
Estiveram presentes a gestão superior da UNIFEBE, líderes de setores e a coordenação do curso de Medicina, representada pelo coordenador, professor Dr. Osvaldo Quirino de Souza, e pela assessora de coordenação, professora Dra. Júlia Wakiuchi. Os novos acadêmicos receberam, além das boas-vindas, instruções importantes sobre o uso de serviços e estruturas, como a Biblioteca, a Secretaria Acadêmica, o Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
O propósito do ofício médico e a descoberta da vocação para a medicina foram temas da fala do professor Dr. Osvaldo Quirino de Souza. Para o coordenador do curso, humildade, respeito e gosto pelo ser humano são condições básicas para que um estudante conclua a formação como um bom médico.
“É imprescindível que nós gostemos das pessoas. Esse curso vai ensinar a desenvolver esse gosto pela pessoa. Ele vai ensinar o carinho, a atenção, o respeito. Não só as regras e as leis, mas também o respeito ao ser humano, às pessoas e às instituições. Vai desenvolver em nós o sentimento da misericórdia e caridade. E o ideal é desenvolver em nós o sentimento de humildade. Nós seremos agentes da humildade, mostrando o quanto somos não apenas importantes, mas o quanto pequenos somos diante da grandeza do ser humano e da grandeza do universo.”
A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, relata que os calouros já fazem parte da grande comunidade que compõe a instituição. São cerca de 4,5 mil alunos entre o colégio e a graduação, somando mais de 5 mil pessoas, ao incluir professores e técnicos administrativos.
“Esperamos que nossos calouros aproveitem bem esses anos que virão. Que sejam muito felizes aqui e que saiam pessoas transformadas para o melhor. A instituição é diferenciada, tem muito a oferecer. Ela preza pela excelência da sua formação dos alunos e investe muito para que isso aconteça.”
Os eventos de recepção dos calouros de Medicina serão encerrados com a Cerimônia do Jaleco, que será realizada na sexta-feira (27), no auditório do Centro Empresarial, Social e Comercial de Brusque (CESCB).