04 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Campanha de conscientização e combate à violência contra pessoa idosa é realizada pela UNIFEBE

Junho Violeta envolveu comunidade escolar, acadêmica e externa.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizou ao longo do mês de junho a campanha Junho Violeta, com ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Para alertar a comunidade acadêmica, escolar e externa sobre a causa, o campus foi iluminado com a cor da campanha.

No dia 15, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, a instituição promoveu o debate virtual com o tema “Violência contra pessoa idosa: Estratégias de enfrentamento. O assunto foi transmitido ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no YouTube, e abordado pelo coordenador do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH – UNIFEBE), professor Ricardo Vianna Hoffmann, e pela advogada Maria Joana Barni Zucco.

No mesmo dia, em parceria com o Sesc Brusque, a professora do curso de Direito da UNIFEBE, Daíra Andréa de Jesus, ministrou a palestra “A nova realidade social”, para os participantes do projeto Conecta 60+, desenvolvido pelo Sesc. O bate-papo foi promovido por meio do projeto do curso “Compartilhando Conhecimentos sobre Cidadania”, que tem como um dos objetivos, informar sobre a proteção de direitos e garantias da pessoa idosa.

Durante a palestra, a professora apresentou algumas imagens que fizeram com que os participantes discutissem ativamente sobre temas sensíveis, como violências, em especial, a econômica/financeira, e também, sobre temas pouco explorados, como o aumento da prática de crimes cometidos por pessoas idosas e, consequentemente, o crescimento da população idosa carcerária. Além disso, o debate também tratou da diversidade na terceira idade, do uso de ferramentas tecnológicas e as redes sociais e dos relacionamentos afetivos com pessoas mais jovens.

O Colégio UNIFEBE também participou ativamente da campanha, e o Grêmio Estudantil da instituição visitou a Casa de Assistência aos Idosos Dilone, de Brusque. No local, os alunos conversaram com os residentes, cantaram músicas antigas e presentearam os idosos com flores de papel e mensagens escritas à mão.

Por fim, a UNIFEBE recebeu na noite da última quinta-feira (29), o time de vôlei da Associação Brusquense de Esportes Adaptados para a Terceira Idade, para uma demonstração do esporte à comunidade acadêmica. Vice-campeão dos Jogos da Terceira Idade – Jasti 2023, realizado este ano na cidade de São Bento do Sul, o time é formado por moradores de Brusque, com mais de 50 anos de idade e tem se destacado em diversas competições regionais.

A programação da campanha contou ainda com diversas ações nas redes sociais, com a publicação de materiais de conscientização e com a distribuição de laços violeta, entregues pela representante da UNIFEBE no Conselho Municipal do Idoso, Alessandra Maestri Staack, que contribuiu com o desenvolvimento das atividades do Junho Violeta.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destaca que as atividades foram planejadas para que tanto a comunidade acadêmica quanto a externa fosse envolvida nas ações de conscientização. “É papel da universidade disseminar o respeito, a inclusão e a percepção do outro como um ser único. Nesse sentido que, campanhas como a Junho Violeta são realizadas na nossa instituição, com ações que vão além do debate, elas ultrapassam os tijolinhos do nosso campus e transformam a sociedade”, enfatiza Gripa.

Universidade um local de todos

Na última quinta-feira (29), a UNIFEBE recebeu os participantes do projeto da Secretaria Municipal da Saúde – Academia da Saúde. Guiados por um colaborador da instituição eles fizeram um tour pelo campus Santa Terezinha e conheceram o Laboratório de Anatomia Humana e o Laboratório da Saúde e Exercício Físico. Os integrantes do projeto são moradores das imediações do bairro Santa Terezinha e participam semanalmente das atividades realizadas no Bloco E da UNIFEBE.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, destaca que além das ações realizadas em alusão ao Junho Violeta, a instituição oferta o projeto Vida Ativa. “O Vida Ativa é apenas um dos exemplos de inclusão e integração que realizamos. Por meio do projeto, recebemos semanalmente mais de 20 pessoas com 60 anos ou mais, que encontram na nossa universidade um local para ampliar seus conhecimentos e se manterem atualizadas. Além de aulas ministradas na própria UNIFEBE, os estudantes visitam exposições, participam de roteiros culturais, oficinas e palestras sobre temas escolhidos por eles mesmos durante os encontros”, enaltece Edinéia.

Em junho, em especial, os estudantes do Vida Ativa participaram de uma aula sobre Gestão Emocional na Terceira Idade, com a professora Julianna Berto. O bate-papo com a trainer internacional em programação neurolinguística foi realizado no dia 19 de junho.

Para a reitora, professora Rosemari Glatz, ser universidade comunitária é, principalmente, abrir as portas da universidade para a comunidade. “A UNIFEBE é nossa, é daqui, é de todos. Por isso, entendemos que cuidar das pessoas idosas é também valorizar nossa história, reconhecer nossas origens. Mais do que preparar nossos estudantes para o mercado de trabalho, queremos que eles saiam da universidade sendo seres mais humanos, que olhem com carinho para as particularidades do outro”, complementa a reitora.

Confira as fotos das atividades realizadas na campanha Junho Violeta UNIFEBE:

Feira de Empregos oferece colocação no mercado de trabalho a alunos e comunidade

11 de abril de 2014
Unifebe presta esclarecimentos à diretoria da ACIBr

13 de março de 2007
Edital Unifebe n° 32/11 – Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica

07 de dezembro de 2011