notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Livro sobre Celso Bonatelli reúne fragmentos de sua trajetória em Brusque

Médico foi vereador, prefeito, deputado estadual e vice-prefeito na cidade

Ruben Carlos Müller

 “Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar” é a obra literária que eterniza a história de um dos médicos e políticos mais queridos da história de Brusque. Como forma de homenageá-lo e relembrar sua trajetória na cidade, foi lançado na UNIFEBE na noite de quarta-feira, 1º de agosto, o livro de autoria do escritor Saulo Adami que apresenta importantes fragmentos de sua vida.

O evento, que fez parte da programação dos 158 anos do aniversário de Brusque, contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o vice-prefeito do município, Ari Vequi. Ele destaca que Bonatelli deixou um legado de honestidade para Brusque.

— Conheci o doutor Celso quando cheguei na cidade e convivemos durante muito tempo por meio da vida pública. Ele sempre foi um político sério, correto, que marcou a história. Era um pulso firme, como diziam na época. Estar nesta noite para homenageá-lo e abraçar sua família é um momento feliz quando nossa cidade completa 158 anos — enfatiza.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, salienta que participar de um momento como esse, no ano que a Instituição comemora 45 anos, é de extrema importância.

— Sempre que se fala de Bonatelli as lembranças são de uma pessoa íntegra, que deixou um legado para as gerações futuras. A mostra disso é que hoje estamos comemorando e eternizando, por meio de uma obra literária, o que ele nos deixou. Bonatelli também contribuiu com a história da UNIFEBE com decisões importantes tomadas na época— ressalta.

Elisabeth Bonatelli, esposa do político, lembra que ele sempre foi um pai muito amado e respeitado, até mesmo pelos seus adversários políticos.

— O que mais nos deixa satisfeitos é que a memória dele está muito viva ainda, tanto como médico, como político. O Celso nunca teve nenhum processo, tanto na parte médica, política ou como cidadão. Que essa história sirva de inspiração para ações da coletividade — destaca.

Construção da obra

O escritor Saulo Adami explica que o trabalho começou com o convite de Elisabeth no final de 2013. Em 2014 já se tinha um esboço do livro, quando então iniciou-se a pesquisa documental com base nos jornais disponíveis da época.

Em seguida, foram listados cerca de 40 entrevistados, presentes em algum momento da vida de Bonatelli: pessoas ligadas à política, à associação de moradores, colegas de trabalho, vereadores, assessores e a família.

— Foi um trabalho muito prazeroso de fazer. Das biografias que eu escrevi até agora realmente é a mais densa e a que eu tive mais tempo para trabalhar. A redação terminou em fevereiro de 2015, depois começaram revisões, a preparação visual, a impressão e graças a Deus hoje temos o livro chegando nas mãos dos entrevistados — salienta Adami.

O político

Casado com Elisabeth, Bonatelli teve três filhas: Perla, Ana Paula e Gabriela. Em 1976 foi eleito vereador, de 1983 a 1988 foi prefeito, entre 1992 e 1995 trabalhou como deputado estadual e de 1997 a 1999 atuou como vice-prefeito. Ele faleceu vítima de câncer em 10 de agosto de 1999 e essa obra busca eternizar a importante trajetória profissional e política dele para com Brusque.

“Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar” estará à venda nos próximos dias na Livraria e Papelaria Graf. A renda será revertida em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Um dos exemplares da obra foi disponibilizado para a Biblioteca da UNIFEBE.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Lançamento do Natal Solidário Unifebe é nesta sexta-feira

Lançamento do Natal Solidário Unifebe é nesta sexta-feira


22 de novembro de 2007
UNIFEBE realiza recepção para mais de 700 calouros

UNIFEBE realiza recepção para mais de 700 calouros


13 de fevereiro de 2013
16ª Mostra de Dança será realizada nesta terça-feira, 26
Cultura

16ª Mostra de Dança será realizada nesta terça-feira, 26


25 de junho de 2018
Skip to content