notícias colégio
Notícias
02 de maio de 2011

Campanha de Sustentabilidade reúne estudantes na Unifebe

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe reuniu estudantes da rede pública de ensino durante a realização de duas oficinas de reciclagem na sexta-feira, 29 de abril. Uma delas foi ministrada pelos artesãos da Fundação Cultural. Eles explicaram aos alunos do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Terezinha o trabalho de "Patchwork" e aquele feito com material reciclável, responsável pela decoração da cidade em datas comemorativas, como Páscoa e Natal. Um dos objetos reutilizados é a garrafa pet. Em 2010, 200 mil garrafas foram "promovidas" de lixo a enfeite, segundo os artesãos. A projeção para 2011 é que este número chegue a 800 mil.

A segunda atividade foi ministrada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unifebe aos estudantes da 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Professora Augusta Knorring, bairro Cerâmica Reis. Eles foram incentivados a exercer a criatividade e aprender a transformar restos de madeira em peças de enfeite. "É a primeira vez que faço uma oficina assim. Achei bem legal e gostaria de fazer novamente", disse a estudante da 8ª série, Jennifer Gama Dias, 14 anos, que criou uma flor e uma casa abstrata de madeira.

A atividade realizada na Instituição, campus Santa Terezinha, integra a Campanha de Sustentabilidade, iniciada em março, no Dia Mundial da Água. Com o slogan o "Conhecimento me transforma e eu transformo o mundo", a campanha conta com ações durante o primeiro semestre deste ano. Em maio a atenção se volta para a alimentação saudável e a redução de desperdícios. Em junho o enfoque são as drogas e em julho a ênfase será a plantação de árvores pelos calouros.

Consciência ambiental
"Acho linda a decoração da cidade e é bem interessante que os enfeites sejam de material reciclável. Todos nós temos que ter consciência de ajudar o meio ambiente", disse a estudante da Escola Santa Terezinha, Verônica Senem, 16 anos, sobre a apresentação feita pelos artesãos Vera Lucia Galitzki, Lordete Comandolli Floriani, Cristiany Chiuffa e Ademir Gomes de Souza.

Conforme Ademir, esta foi a primeira vez que os artesãos mostraram seus trabalhos para uma turma de alunos. "É importante que eles despertem para a consciência ambiental", frisou ele, que se formou em História na Unifebe. E o assunto despertou mesmo o interesse. A estudante Jéssica Alves da Silva, 18 anos, anotou o telefone da Fundação Cultural, pois deseja saber mais sobre o trabalho.

Já a professora de Arte da Escola Santa Terezinha, que acompanhou a turma, Scheila Fantini Krieger, frisou que a atividade com os artesãos vai culminar em um novo projeto na escola, envolvendo todo o Ensino Médio. "Primeiramente vamos reunir o material reciclável. Depois, os artesãos se disponibilizaram a ir até a escola ministrar uma oficina para as turmas que não puderam estar aqui hoje (sexta-feira)", enfatizou.

Mais imagens você confere na galeria de fotos do site.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Alunos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda são desafiados a realizar evento cultural
Prática

Alunos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda são desafiados a realizar evento cultural


28 de novembro de 2018
80 anos do Maestro Edino Krieger

80 anos do Maestro Edino Krieger


14 de março de 2008
Curso de Design de Moda participa do SC Brusque Fashion – 2007.2

Curso de Design de Moda participa do SC Brusque Fashion – 2007.2


08 de novembro de 2007
Skip to content