O período de inscrições para o Transporte Universitário foi divulgado pela prefeitura de Canelinha. Estudantes moradores do município, matriculados em curso presencial de instituições de ensino fora dos limites da cidade e que queiram utilizar o serviço devem procurar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Juventude entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Para garantir o benefício no primeiro semestre, é preciso fazer a inscrição entre 13h30 e 16h45, na secretaria e famílias que comprovem baixa renda têm prioridade no processo. Uma lista elaborada pela prefeitura com a relação de selecionados será publicada nos canais oficiais do órgão público.
O processo de inscrição exige o preenchimento de requerimento e a apresentação de documentos, tais como: o comprovante de matrícula original; Cópia de comprovante de residência em nome do aluno ou dos pais, com duração mínima de 1 ano no município de Canelinha; cópia da identidade ou CNH; dados bancários em nome do estudante, comprovante de renda dos integrantes da família (holerite ou Declaração de Imposto de Renda).
Na cidade, o programa segue os parâmetros estabelecidos na Lei Municipal nº 3998/2022 e no Decreto Municipal nº 3194/2022. Nos documentos são estabelecidos critérios e percentuais dos benefícios concedidos.