04 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Caso real de homicídio é abordado por acadêmicos de Direito em Júri Simulado

Atividade aproximou estudantes da realidade do mercado de trabalho

Um caso real de assassinato foi tema do Júri Simulado realizado na disciplina de Direito Processual Penal II, com a 7ª fase do curso de Direito da UNIFEBE, na última semana. A atividade, realizada no auditório do Bloco F e orientada pela professora Ana Selma Moreira, teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência semelhante a um júri real, pondo em prática na atividade, artigos do Código de Processo Penal.

A disciplina contempla o tribunal do júri, constituído por sete cidadãos leigos na área do Direito, que atuam na sociedade e que julgam pessoas que cometem crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. Cada aluno desempenhou um papel correspondente a um júri real. O caso abordado na atividade foi real, uma denúncia de homicídio qualificado com uso de arma de fogo.

De acordo com a professora Anna Lúcia Mattoso, coordenadora do curso, a preparação dos acadêmicos para o júri contou com muitos estudos sobre as funções do advogado de defesa, do promotor de justiça, do juiz, oficiais de justiça e escrivão. “Os critérios de sorteio de jurados são fielmente retratados a realidade. Todos os procedimentos de cada etapa do júri são estudados na teoria e depois são aplicados na prática. Atividades de ensino como essa são diretamente voltadas ao mercado de trabalho”, garante a professora Mattoso.

Além dos alunos da 7ª fase, os acadêmicos da 1ª e da 3ª fase assistiram ao júri. Entre eles, Amanda Assini, que destaca a importância de acompanhar a atividade já no primeiro período do curso. “Foi uma experiência maravilhosa poder ver como tudo funciona e já ter uma noção de como é um júri real. Os colegas da 7ª fase foram fantásticos em suas atuações”, elogia.

Curso de Moda da UNIFEBE expõe looks no Shopping Gracher

15 de maio de 2014
UNIFEBE abre inscrições para Seleção pelo Histórico Escolar nesta segunda-feira (11)
Destaque