Cerca de 200 pais foram orientados pelos acadêmicos de Medicina da UNIFEBE, durante a campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”. A ação foi realizada no último sábado (21), na praça de alimentação da Havan de Brusque, e teve como objetivo alertar sobre os cuidados com a saúde ocular das crianças.
Em Brusque, a campanha nacional desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia foi liderada pelos estudantes das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e Pediatria do curso de Medicina da UNIFEBE, sob a orientação do professor e oftalmologista, doutor Mauro Toledo Leite.
Orientação e saúde
As representantes das Ligas Acadêmicas e estudantes de Medicina, Maria Eduarda Pinto e Isadora Ferraz Santos, destacam que a campanha nacional é um alerta para os pais sobre o Retinoblastoma, um tipo de câncer ocular mais comum em crianças de 0 a 5 anos. O tumor é maligno e se desenvolve na retina, parte interna dos olhos. “Durante a abordagem, falamos sobre como identificar os sinais e sintomas da doença, além de orientar quando e onde iniciar o acompanhamento médico em prol do diagnóstico e tratamento precoces”.
Segundo a pediatra oncologista no Hospital do GRAACC em São Paulo, Carla Macedo, o Brasil tem de 250 a 300 novos casos da doença por ano e 12% a 15% deles já são identificados com metástase, ou seja, se espalham pelo corpo, colocando a vida da criança em risco. O site sobre a campanha, deolhonosolhinhos.org, revela que aproximadamente 90% dos casos são descobertos antes dos 5 anos e, quando tratados precocemente, podem alcançar 90% de cura, inclusive preservando a visão da criança.
Com a mobilização da UNIFEBE, Brusque esteve entre os 600 municípios de todo o país que promoveram ações de conscientização sobre a doença. “O engajamento dos nossos acadêmicos é essencial para que campanhas como essa sejam também trabalhadas em nossa cidade. É esse olhar que faz toda a diferença na formação de médicos mais humanos e comprometidos. Parabéns aos alunos e ao doutor Mauro pela iniciativa”, parabeniza o coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.
A Campanha
Celebrado no dia 18 de setembro, O Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi criado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, para alertar sobre a importância da detecção precoce da doença. A Campanha de Olho nos Olhinhos ganhou destaque nacional, após o relato dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. Em rede nacional os pais contaram sobre o diagnóstico de retinoblastoma da filha Lua, de 11 meses.
Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o site deolhonosolhinhos.org.