notícias colégio
Notícias
14 de novembro de 2007

Corujas-buraqueiras chamam a atenção na Unifebe

Um fato incomum tem chamado a atenção da comunidade acadêmica da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, um casal de corujas-buraqueiras fez seu ninho próximo a Lanchonete Academikos e recentemente nasceram cinco filhotes. A funcionária da lanchonete, Anadir Joslaine Steinbach, afirma que o casal de corujas apareceu no local há uns três meses e os filhotes devem ter aproximadamente duas semanas.

O assistente de administração de materiais, Carlos Denílson Caviquioli, diz que antes de saber que o buraco era um ninho de corujas, solicitou que o mesmo fosse fechado. “No início era só o casal de corujas, uma ficava sempre na calha e outra no ar-condicionado, até que um dia vi quatro filhotes saindo do buraco e no dia seguinte apareceu mais um, então percebemos que ali era o ninho delas”, afirma.

Segundo Anadir, a novidade tem movimentado acadêmicos, professores e funcionários que acompanham diariamente o crescimento dos filhotes. “As corujas estão famosas. Todo dia vem alguém pra saber onde é ninho ou ver como elas estão e muitos tiram fotos. Os filhotes passam praticamente o dia todo tomando sol em frente ao ninho, mas o casal não gosta que se aproxime muito”, conta a funcionária.

A coruja-buraqueira possui este nome porque vive em buracos cavados no solo. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados. Durante o dia ela cochila em seu ninho ou toma sol nos galhos de árvores. Possui uma visão 100 vezes mais penetrante que a visão humana e uma ótima audição.

Postagens relacionadas

Quiosque itinerante da Livraria Saber atende no campus Santa Terezinha
Cultura

Quiosque itinerante da Livraria Saber atende no campus Santa Terezinha


21 de março de 2017
Edital de Matrícula de alunos calouros para o 2º semestre letivo de 2011

Edital de Matrícula de alunos calouros para o 2º semestre letivo de 2011


08 de junho de 2011
Egressas de Psicologia ofertam atendimento com condições especiais para acadêmicos
Mercado de Trabalho

Egressas de Psicologia ofertam atendimento com condições especiais para acadêmicos


19 de abril de 2018
Skip to content