14 de novembro de 2007

Corujas-buraqueiras chamam a atenção na Unifebe

Um fato incomum tem chamado a atenção da comunidade acadêmica da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, um casal de corujas-buraqueiras fez seu ninho próximo a Lanchonete Academikos e recentemente nasceram cinco filhotes. A funcionária da lanchonete, Anadir Joslaine Steinbach, afirma que o casal de corujas apareceu no local há uns três meses e os filhotes devem ter aproximadamente duas semanas.

O assistente de administração de materiais, Carlos Denílson Caviquioli, diz que antes de saber que o buraco era um ninho de corujas, solicitou que o mesmo fosse fechado. “No início era só o casal de corujas, uma ficava sempre na calha e outra no ar-condicionado, até que um dia vi quatro filhotes saindo do buraco e no dia seguinte apareceu mais um, então percebemos que ali era o ninho delas”, afirma.

Segundo Anadir, a novidade tem movimentado acadêmicos, professores e funcionários que acompanham diariamente o crescimento dos filhotes. “As corujas estão famosas. Todo dia vem alguém pra saber onde é ninho ou ver como elas estão e muitos tiram fotos. Os filhotes passam praticamente o dia todo tomando sol em frente ao ninho, mas o casal não gosta que se aproxime muito”, conta a funcionária.

A coruja-buraqueira possui este nome porque vive em buracos cavados no solo. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados. Durante o dia ela cochila em seu ninho ou toma sol nos galhos de árvores. Possui uma visão 100 vezes mais penetrante que a visão humana e uma ótima audição.

Agenda da Semana – De 29 de junho a 04 de julho

29 de junho de 2015
Acadêmica da Unifebe disputa Olimpíadas Universitárias Brasileiras

12 de junho de 2007