Na última quinta-feira (20), os acadêmicos da 5ª fase de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) receberam o auditor fiscal da Prefeitura de Brusque, Guilherme Ouriques, para um bate-papo sobre os tributos municipais e a ética fiscal.
Na conversa, Ouriques apresentou aos estudantes quais os procedimentos adotados pela prefeitura no que se referem aos tributos, além de explicar um pouco mais sobre cobranças municipais como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Segundo o coordenador do curso, professor Edilson Padilha, a atividade foi proposta aos acadêmicos da 5ª fase, pois complementa os conteúdos práticos desenvolvidos em sala de aula. “Os estudantes trouxeram dúvidas pontuais, de casos reais que enfrentam no mercado de trabalho sobre o assunto. Foi um bate-papo bastante importante, pois acrescentou muito as demais temáticas abordadas ao longo do semestre”, pontua Padilha.
Mesmo sem trabalhar diretamente com o tema específico da conversa, a acadêmica Rosany Rocinholi aprendeu muito sobre a função do auditor no serviço público. “Vimos que em uma função como essa o auditor deve colocar como prioridade os interesses municipais. Além da importância de dominar bem o assunto e de primar pelos princípios morais da profissão”, destaca Rosany.
A atividade seguiu todos os protocolos de segurança em saúde recomendados pelos órgãos competentes.