29 de janeiro de 2013

Ciências Contábeis tem novo coordenador

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE conta com um novo nome na coordenação, Edílson Sidnei Padilha. Contador egresso da UNIFEBE com especialização em Gestão Contábil Tributária, ele assume com o objetivo de resgatar a valorização do curso do ponto de vista dos alunos. “Temos que resgatar o brilho do curso e da profissão do contador, que ganhou mais importância nos últimos 10 anos. O aluno precisa valorizar a profissão que escolheu e reconhecer sua importância no mercado de trabalho”, afirma.

O coordenador tem como meta integrar e promover a participação dos acadêmicos para melhorar a gestão do curso. “Quero me fazer presente nas salas de aula, não apenas para ministrar a minha disciplina, mas também para ouvir os nossos alunos que são criativos e têm muito para colaborar para melhorarmos o curso. Estamos aqui para formar pessoas que possam expressar suas opiniões e fazer a diferença no mercado de trabalho”, declara.

“Também quero que os nossos professores transmitam essa paixão pela profissão, que vistam a camisa e que suas ações dentro da sala de aula reflitam isso”, acrescenta.
Outra necessidade percebida pelo coordenador é que as visitas aos órgãos ligados à profissão sejam retomadas. “Muitas vezes, os alunos não sabem da importância do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que é o principal órgão que regulamenta a profissão, e essas visitas permitem que ele conheça os procedimentos da prova que o habilitam a exercer a profissão”.

Interdisciplinaridade

Segundo Edílson uma das grandes dificuldades que há na profissão do contador é que o administrador da empresa não conhece suas reais funções e ele não sabe exercer seu papel junto ao administrador. Por isso, está sendo criada uma proposta junto com o coordenador do curso de Administração, George Aiub, para que os acadêmicos dos dois cursos em questão comecem a operar em conjunto conhecendo as atribuições de cada um na relação de cliente e prestador de serviço. “Para que nossos acadêmicos possam atuar com sabedoria quando formados é fundamental que eles conheçam as necessidades do cliente, que geralmente é o administrador. Ele está ali para prestar o serviço de assessoria e também é fundamental que o administrador tenha noção das funções do contador. Isso será feito através de um software que permitirá a interdisciplinaridade”.

Contábeis na Comunidade

Outro projeto que o coordenador quer desenvolver é trazer ainda mais a comunidade para dentro da instituição, para que ela possa ter mais orientações sobre tributos e impostos. Um dos objetivos é que os acadêmicos aprimorem a orientação às pessoas de como fazer o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A outra proposta é trazer um palestrante que fale sobre contabilidade pública para os líderes comunitários e esclareça as obrigatoriedades municipais que os contribuintes devem honrar.

Mercado de trabalho

O coordenador também tem como projeto estreitar a relação com as empresas para que elas busquem dentro da UNIFEBE os profissionais para atender a demanda do mercado. Para preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, Edílson quer promover, durante a semana acadêmica, palestras com profissionais renomados que agreguem experiência aos alunos.

Satisfação

Indagado sobre o convite que recebeu para estar à frente do curso de Ciências Contábeis, o professor Edílson afirmou que foi uma grata surpresa. “Eu não esperava por isso agora, talvez nos próximos cinco ou dez anos, mas como veio agora fiquei muito feliz”, finaliza.

Texto: Elizandra Damasceno

Assembleia reorganiza Fórum DCA