notícias colégio
Notícias
29 de janeiro de 2013

Ciências Contábeis tem novo coordenador

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE conta com um novo nome na coordenação, Edílson Sidnei Padilha. Contador egresso da UNIFEBE com especialização em Gestão Contábil Tributária, ele assume com o objetivo de resgatar a valorização do curso do ponto de vista dos alunos. “Temos que resgatar o brilho do curso e da profissão do contador, que ganhou mais importância nos últimos 10 anos. O aluno precisa valorizar a profissão que escolheu e reconhecer sua importância no mercado de trabalho”, afirma.

O coordenador tem como meta integrar e promover a participação dos acadêmicos para melhorar a gestão do curso. “Quero me fazer presente nas salas de aula, não apenas para ministrar a minha disciplina, mas também para ouvir os nossos alunos que são criativos e têm muito para colaborar para melhorarmos o curso. Estamos aqui para formar pessoas que possam expressar suas opiniões e fazer a diferença no mercado de trabalho”, declara.

“Também quero que os nossos professores transmitam essa paixão pela profissão, que vistam a camisa e que suas ações dentro da sala de aula reflitam isso”, acrescenta.
Outra necessidade percebida pelo coordenador é que as visitas aos órgãos ligados à profissão sejam retomadas. “Muitas vezes, os alunos não sabem da importância do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que é o principal órgão que regulamenta a profissão, e essas visitas permitem que ele conheça os procedimentos da prova que o habilitam a exercer a profissão”.

Interdisciplinaridade

Segundo Edílson uma das grandes dificuldades que há na profissão do contador é que o administrador da empresa não conhece suas reais funções e ele não sabe exercer seu papel junto ao administrador. Por isso, está sendo criada uma proposta junto com o coordenador do curso de Administração, George Aiub, para que os acadêmicos dos dois cursos em questão comecem a operar em conjunto conhecendo as atribuições de cada um na relação de cliente e prestador de serviço. “Para que nossos acadêmicos possam atuar com sabedoria quando formados é fundamental que eles conheçam as necessidades do cliente, que geralmente é o administrador. Ele está ali para prestar o serviço de assessoria e também é fundamental que o administrador tenha noção das funções do contador. Isso será feito através de um software que permitirá a interdisciplinaridade”.

Contábeis na Comunidade

Outro projeto que o coordenador quer desenvolver é trazer ainda mais a comunidade para dentro da instituição, para que ela possa ter mais orientações sobre tributos e impostos. Um dos objetivos é que os acadêmicos aprimorem a orientação às pessoas de como fazer o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A outra proposta é trazer um palestrante que fale sobre contabilidade pública para os líderes comunitários e esclareça as obrigatoriedades municipais que os contribuintes devem honrar.

Mercado de trabalho

O coordenador também tem como projeto estreitar a relação com as empresas para que elas busquem dentro da UNIFEBE os profissionais para atender a demanda do mercado. Para preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, Edílson quer promover, durante a semana acadêmica, palestras com profissionais renomados que agreguem experiência aos alunos.

Satisfação

Indagado sobre o convite que recebeu para estar à frente do curso de Ciências Contábeis, o professor Edílson afirmou que foi uma grata surpresa. “Eu não esperava por isso agora, talvez nos próximos cinco ou dez anos, mas como veio agora fiquei muito feliz”, finaliza.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Assembleia reorganiza Fórum DCA

Assembleia reorganiza Fórum DCA


23 de agosto de 2011
Reitor participa de reunião no MEC
Acafe

Reitor participa de reunião no MEC


04 de setembro de 2018
Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEBE promove ciclo de palestras virtuais
Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEBE promove ciclo de palestras virtuais


01 de fevereiro de 2021
Skip to content