notícias colégio
Notícias
02 de fevereiro de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Clínica Escola de Fisioterapia encerra 2025 com mais de 1,6 mil atendimentos no SUS

Estimativa é ultrapassar a marca de 2 mil em 2026; entenda como funciona o serviço

A Clínica Escola de Fisioterapia reforçou o papel da UNIFEBE em oferecer formação de qualidade aos acadêmicos e serviços, apoio e conexão à comunidade: foram realizados 1.635 atendimentos em 2025. Todos os pacientes obtiveram acesso por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com encaminhamento do serviço de fisioterapia do Município de Brusque.

Os estagiários da Clínica Escola são acadêmicos da sétima e da oitava fases do Curso de Fisioterapia. Eles vivenciam atendimentos relacionados a áreas como ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, uroginecologia e obstetrícia.

“Conseguimos ter a situação real, a vivência real do paciente, um pouco do que o aluno vai acabar encontrando assim que estiver formado. É uma forma de a UNIFEBE retribuir à população, com um serviço de grande qualidade, em espaços muito bem cuidados, muito bem equipados, muito bonitos e atualizados. E, evidentemente, os estudantes têm, nesse dia a dia, total apoio dos nossos professores, nossos supervisores de estágio do Curso de Fisioterapia”, destaca o responsável-técnico pela Clínica Escola, professor Anderson Savaris Ribas.

Com as atividades desenvolvidas na Clínica Escola, o Curso de Fisioterapia atende às diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) sobre o alinhamento com o SUS. “É extremamente importante, porque a gente consegue trazer o aluno para essa realidade de forma muito clara e enriquecedora. E ele tem acesso prático ao que é tratado ao longo de todo o curso, em componentes curriculares relacionados a temas como saúde coletiva, ética, cultura e cidadania.”

A prioridade com o SUS é um dos diversos elementos que reforçam o caráter comunitário da UNIFEBE. Esse vínculo específico é intermediado por convênio permanente com a Secretaria de Saúde de Brusque, e a estimativa é de um aumento de mais de 20% em 2026, incluindo estágios nas áreas de fisioterapia cardiorrespiratória, saúde coletiva, fisioterapia dermatofuncional e saúde da criança e do adolescente.

“Durante o ano de 2025, houve um grande aprendizado na relação e na afinidade com o serviço de fisioterapia do município. Após essa experiência, é muito provável que cheguemos a 2 mil atendimentos no ano de 2026”, finaliza o professor.

Estrutura moderna

Localizada no térreo do Bloco H, a Clínica Escola e Serviços de Fisioterapia da UNIFEBE teve seu espaço inaugurado em agosto de 2025. Com 245 m², o projeto preza pelo contato humanizado entre os estudantes e os pacientes.
A estrutura, totalmente climatizada, conta com uma secretaria exclusiva e sete consultórios equipados com tatame e maca, além de um consultório pediátrico voltado para as diferentes faixas etárias e necessidades específicas de cada criança atendida.

“Integrando tecnologia aos serviços oferecidos, a Clínica possui um espaço exclusivo de eletroterapia e um ginásio completo, com esteiras, bicicletas, tatames e áreas destinadas a percursos terapêuticos. Essa estrutura permite tratamentos integrados, voltados ao bem-estar e à reabilitação dos pacientes. Além desses espaços, há a sala de reabilitação virtual, que oferece possibilidades terapêuticas por meio do uso de recursos tecnológicos de última geração”, completa a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, professora Leilane Marcos.

Clínica Escola Fisioterapia

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem projetos para empresa da região
UNIFEBE

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem projetos para empresa da região


04 de julho de 2019
Docente é aprovado em Concurso Público para Magistratura

Docente é aprovado em Concurso Público para Magistratura


17 de dezembro de 2008
Aula Magna do Curso de Educação Física marca início no semestre

Aula Magna do Curso de Educação Física marca início no semestre


15 de agosto de 2007
Skip to content