notícias colégio
Notícias
22 de maio de 2013

Código de Ética no cooperativismo é tema de palestra

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra com o tema “Código de Ética Empresarial: a experiência da Cresol – Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária”.

O evento aconteceu no Teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (CESCB). Os palestrantes convidados são Vanderley Ziger, presidente da Central Cresol Baser, da cidade de Francisco Beltrão (PR) e a advogada da empresa Cristiane Rafaela Dallastra. Também prestigiou a palestra o prefeito de Botuverá José Luiz Colombi.

A palestra foi dividida em dois momentos, na primeira parte o presidente fez uma apresentação institucional do Sistema Cresol com estatísticas e dados gerais do sistema.

No segundo momento, a advogada Cristiane abordou a parte legal do código de ética: sua confecção, implantação junto dos colaboradores, repercussão e comentários acerca da aplicabilidade, com ênfase na administração dos conflitos de interesse.

Segundo o presidente, o diferencial da Cresol é que ela não preza somente por valores comerciais de mercado, mas principalmente por valores como honestidade, transparência, excelência, ética e responsabilidade social são os pilares que a Cresol se alicerça.

Como administrar conflitos de interesse no mundo do trabalho?

O Código de Ética Profissional é uma ferramenta que ajuda a construir valores e administrar conflitos. A CRESOL criou seu próprio código de ética profissional que serve para a empresa, empregados e clientes, adquirindo dessa forma, uma experiência comprovada no mercado que contempla questões como interesses particulares, segurança na informação e propriedade intelectual, patrimônio e recursos da instituição, empregados parentes, partes relacionadas, brindes, presentes, favores e outras cortesias, doações e patrocínios, sorteio de prêmios e campanhas promocionais.

De acordo com Ziger, o código de ética próprio surgiu devido ao crescimento das cooperativas. “Com a expansão do sistema, percebemos a necessidade de criar um código que fosse abrangente para todos que fazem parte do processo. O bom relacionamento é peça-chave para o nosso sucesso. Não basta ter as regras, é preciso que cada cooperado aja de acordo com elas”, afirmou.

Texto: Elizandra Damasceno

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Alunos apresentam estudo de campo sobre transporte em Brusque

Alunos apresentam estudo de campo sobre transporte em Brusque


05 de novembro de 2010
Dia do Consumidor é comemorado com tira dúvidas à população

Dia do Consumidor é comemorado com tira dúvidas à população


14 de março de 2012
Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken


13 de dezembro de 2010
Skip to content