notícias colégio
Notícias
22 de maio de 2013

Código de Ética no cooperativismo é tema de palestra

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra com o tema “Código de Ética Empresarial: a experiência da Cresol – Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária”.

O evento aconteceu no Teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (CESCB). Os palestrantes convidados são Vanderley Ziger, presidente da Central Cresol Baser, da cidade de Francisco Beltrão (PR) e a advogada da empresa Cristiane Rafaela Dallastra. Também prestigiou a palestra o prefeito de Botuverá José Luiz Colombi.

A palestra foi dividida em dois momentos, na primeira parte o presidente fez uma apresentação institucional do Sistema Cresol com estatísticas e dados gerais do sistema.

No segundo momento, a advogada Cristiane abordou a parte legal do código de ética: sua confecção, implantação junto dos colaboradores, repercussão e comentários acerca da aplicabilidade, com ênfase na administração dos conflitos de interesse.

Segundo o presidente, o diferencial da Cresol é que ela não preza somente por valores comerciais de mercado, mas principalmente por valores como honestidade, transparência, excelência, ética e responsabilidade social são os pilares que a Cresol se alicerça.

Como administrar conflitos de interesse no mundo do trabalho?

O Código de Ética Profissional é uma ferramenta que ajuda a construir valores e administrar conflitos. A CRESOL criou seu próprio código de ética profissional que serve para a empresa, empregados e clientes, adquirindo dessa forma, uma experiência comprovada no mercado que contempla questões como interesses particulares, segurança na informação e propriedade intelectual, patrimônio e recursos da instituição, empregados parentes, partes relacionadas, brindes, presentes, favores e outras cortesias, doações e patrocínios, sorteio de prêmios e campanhas promocionais.

De acordo com Ziger, o código de ética próprio surgiu devido ao crescimento das cooperativas. “Com a expansão do sistema, percebemos a necessidade de criar um código que fosse abrangente para todos que fazem parte do processo. O bom relacionamento é peça-chave para o nosso sucesso. Não basta ter as regras, é preciso que cada cooperado aja de acordo com elas”, afirmou.

Texto: Elizandra Damasceno

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Informática – 09/03/2010

Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Informática – 09/03/2010


09 de março de 2010
Formandos de Ciências Contábeis apresentam TCC’s – 2008.1

Formandos de Ciências Contábeis apresentam TCC’s – 2008.1


07 de julho de 2008
Acadêmicos de Publicidade colocam a mão na massa em projeto prático
Visita técnica

Acadêmicos de Publicidade colocam a mão na massa em projeto prático


20 de outubro de 2016
Skip to content