15 de janeiro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes da UNIFEBE podem escolher entre dez países para fazer intercâmbio

Instituição possui acordo de cooperação com mais de 15 universidades.

Na mala uma bagagem repleta de novos conhecimentos, e no currículo um diferencial que só quem estuda no exterior pode ter. Essa é a realidade do acadêmico que participa do programa de intercâmbio do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Em parceria com universidades, a UNIFEBE possibilita que seus alunos estudem de seis a doze meses em países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, índia, Itália, México, Peru e Portugal.

Marcela Casagrande, acadêmica de Design de Moda, é uma das mais de 40 estudantes da UNIFEBE que já foram aceitos para fazer intercâmbio em universidades portuguesas. Aprovada para cursar o segundo semestre de 2018 na Universidade do Minho, Marcela foi cheia de desejo por vivenciar novas experiências.

“Foi inexplicável. Voltei para o Brasil com uma outra visão de mundo. Além disso, o intercâmbio agregou muito para o meu currículo. Depois de terminar um semestre em Portugal, o período que estudei fora sempre foi muito mencionado em todas as minhas entrevistas de emprego. Só tenho a agradecer a UNIFEBE por todo suporte e incentivo durante meu intercâmbio”, destaca.

Alemanha

Outro destino dos estudantes é a Alemanha. Desde 2017 a instituição possui parceria com o Distrito de Karlsruhe e com a Universidade de Karlsruhe, que desde então desenvolve o Workshop de Mobilidade Sustentável. Por meio do projeto, acadêmicos da UNIFEBE pesquisam com os estudantes alemães, alternativas para melhorar a mobilidade de Brusque e Karlsruhe. O compartilhamento de conhecimentos acontece em média duas vezes por ano, uma quando os brasileiros vão à Karlsruhe, e outra quando a UNIFEBE recebe os estudantes alemães. Este ano, o workshop será realizado no Brasil em fevereiro, e entre maio e junho na Alemanha.

Intercâmbio de curta duração

A UNIFEBE também dispõe de intercâmbios de curta duração, como o curso que será realizado na Escola Superior de Artes e Técnicas da Moda (ESMOD), de Paris, na França. Com dupla certificação, a formação será aberta aos acadêmicos, egressos, empresários e comunidade em geral. Esta será a quarta vez que a UNIFEBE disponibilizará um curso, que além de contar com uma imersão cultural, proporcionará aos interessados aprender sobre moda em escolas internacionais referência no assunto.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, ressalta que estudar no exterior é uma oportunidade que a universidade dispõe ao estudante.

“Em algumas universidades que possuímos acordo de cooperação, enquanto estuda no exterior o acadêmico não paga mensalidade, nem para a UNIFEBE e nem na universidade estrangeira. Esse é um dos incentivos que oferecemos ao estudante, para que ele saia da zona de conforto e se permita conhecer culturas e agregar valor ao currículo profissional”, salienta.

Conheça os países e universidades que a UNIFEBE possui acordos de cooperação para intercâmbio:

Alemanha – Karlsruhe University e Hof University
Argentina – Universidad Nacional de Quilmes
Chile – Universidade de La Frontera
Colômbia – La Salle
Espanha – Universidade de Granada / Zigurat / Cesine University
Índia – Jis University / Sagi Ramakrishnam Raju Engineering College / VIT University
Itália – Universidade Perúgia
México – UNIVA
Peru – USIL
Portugal – Universidade Aberta / Universidade do Porto / Universidade Algarve / Universidade do Minho

Saiba Mais
Para os interessados em estudar no exterior basta entrar em contato com o setor de Internacionalização da UNIFEBE pelo e-mail internacional@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7287.

UNIFEBE tem novos horários de atendimento

UNIFEBE tem novos horários de atendimento

19 de fevereiro de 2019
Núcleo de Atendimento Contábil é inaugurado no campus Santa Terezinha