18 de novembro de 2016

Colaborador participa do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação

No fim de outubro, o colaborador do Núcleo de Informática e pesquisador do Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes (NIASI) da UNIFEBE, Guilherme Passero, participou do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) em Uberlândia, Minas Gerais, apresentando o artigo “Avaliação do Uso de Métodos Baseados em LSA e WordNet para Correção de Questões Discursivas”.

— Esse trabalho foi desenvolvido com apoio do NIASI, coordenado pelo Dr. Aluizio Haendchen Filho, e sob supervisão do meu orientador de mestrado, Dr. Rudimar Luis Scaranto Dazzi, da UNIVALI. Resumidamente, nosso trabalho consistiu em aplicar e comparar técnicas de processamento de linguagem natural e análise semântica na correção automática de questões discursivas. Os resultados foram positivos e no NIASI continuamos desenvolvendo projetos nessa linha — explica.

O CBIE é um evento anual, importante para o avanço das pesquisas brasileiras na área de Informática na Educação. Neste evento a comunidade científica e entidades interessadas se reúnem para compartilhar experiências e discutir sobre o uso de tecnologias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

— Este evento foi uma ótima oportunidade para compartilhar e discutir com a comunidade científica sobre o trabalho que temos desenvolvido no NIASI. Nessa ocasião também pudemos conhecer alguns trabalhos similares de outras instituições com potencial de agregar em nossos projetos — conta Passero.

Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223