Inspirados em filmes e macrotendências do momento, os acadêmicos do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE atraíram todos os olhares na noite de desfiles da XV Semana Acadêmica de Design de Moda – UNIMODA.
Looks luxuosos, cheios de detalhes e surpresas desfilaram na passarela do Santos Dumont, garantindo os aplausos da plateia na noite de terça-feira, 24 de novembro.
Empresários, professores, familiares e convidados, entre eles o reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy, e a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloísa Maria Wichern Zunino, prestigiaram o evento.
Segundo a coordenadora Edinéia Pereira da Silva Betta, trabalhar com empresas reais já é a marca do curso de Moda da UNIFEBE. “Esse desfile apresenta os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, com o apoio de nossos parceiros. Trouxemos também como novidade a parte social de nossas iniciativas, como as coleções desenvolvidas pela comunidade: o projeto “Costure o Bem” e a do “Jovem Criador de Moda”. Sabemos que ações assim fazem toda a diferença”, explica.
A noite também marcou o lançamento da revista Design de Moda, com todas as informações sobre as coleções e o curso oferecido na instituição. A assessora de imprensa Thayse Helena Machado e a publicitária da UNIFEBE Regina Alpini Rosa apresentaram o projeto.
Desfile
Logo em seguida, iniciaram os desfiles das coleções. A primeira a entrar na passarela a do projeto “Moda para todos: desenvolvimento de produtos inclusivos”, que desenvolveu uma coleção de moda inclusiva para crianças com deficiência física, entre 4 a 8 anos.
O projeto da acadêmica Daiane Leal, orientado pela professora Grazyella Aguiar, foi classificado no 3º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.
A segunda coleção “Costure o Bem”, foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do município de Brusque. Mães e alunos do Ensino Fundamental desfilaram as peças criadas para a Escola Edith Gama Ramos. Depois, o projeto “Jovem Criador de Moda” chamou a atenção com peças produzidas pelos estudantes do Ensino Médio de Brusque e região, em mais um projeto social do curso. O objetivo da iniciativa é mostrar aos alunos a profissão do designer de Moda.
Para encerrar o evento com chave de ouro, foram apresentadas as coleções do projeto interdisciplinar “Modelando saberes e projetando para o mercado real”. A 2ª fase apresentou a coleção “Toalhas Atlântica”, a 4ª a coleção “Edgelands”, e a 6ª fase, responsável pela organização do evento, a coleção “Tapete Vermelho”. Os estudantes foram inspirados em filmes para produzir a coleção final do desfile.
De acordo com o reitor Pertschy, o apoio das empresas de Brusque e região demonstra a credibilidade que o curso da UNIFEBE conquistou no segmento têxtil.
“A cada edição temos um número maior de envolvidos. Isso é reflexo do comprometimento do curso com sua comunidade e com as empresas regionais. Todos os nossos acadêmicos estão envolvidos com o mundo real, desenvolvendo atividades junto às organizações, neste segmento que é muito importante para nossa cidade”, diz.
Para o secretário de desenvolvimento regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, ações realizadas como no curso da UNIFEBE auxiliam o desenvolvimento de nossa região. “Precisamos de cada vez mais profissionais gabaritados, que contribuam para o setor têxtil, por isso a importância dessa formação voltada ao mercado real”, afirma.
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223