11 de junho de 2015

Semana de Engenharia Mecânica e de Produção realiza minicursos e treinamentos

Até o fim da semana, 12 de junho, palestras, minicursos, visitas-técnicas e outras atividades irão movimentar o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE durante a Semana Acadêmica dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica – Sacepem.

O evento começou na segunda-feira, 8, com a Avaliação Geral da Engenharia de Produção e Avaliação Geral da Engenharia Mecânica. Acadêmicos de todas as fases das engenharias passaram a noite fazendo uma prova interdisciplinar do curso. Em formato similar ao realizado na prova do vestibular, os alunos foram divididos em salas, por ordem alfabética.

“Nosso objetivo é preparar os acadêmicos para concursos e outras provas, além de verificar o andamento do curso”, explica o coordenador Denis Boing.

Oratória

Em dois momentos da semana, os acadêmicos participaram do minicurso “Oratória moderna: fale sem medo de errar em cinco passos”, ministrado por Cíntia Lopes e Denise Ayres. O intensivo foi realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

“A maioria das pessoas sente medo na hora de apresentar um projeto ou produto, sobretudo os profissionais da engenharia que são mais técnicos, concentrados. É um perfil de público que geralmente tem muita dificuldade de comunicação. Queremos ensina-los a vender produtos e ideias, serviços e a própria imagem”, explica Cíntia.

Segundo a palestrante, foi-se o tempo em que apenas ser um bom profissional bastava, agora é preciso saber transmitir isso por meio da comunicação. “A dica mais importante é: vá em frente apesar do medo. O medo nunca desiste da gente. Vence aquele que age a partir dele”, afirma.

Preparação

Os treinamentos também ganharam espaço na programação. Na terça-feira, 9, foi realizado o treinamento de Cronoanálise, ministrado pelo professor Cristiano Chiminelli, com o objetivo de fornecer os conceitos básicos de cronoanálise, utilizando essa ferramenta como determinação de tempo padrão, informação base para planejamento e definição de capacidade produtiva.

“Tivemos aula expositiva e dialogada com recurso multimídia e exercícios práticos. Essa atividade foi muito importante e contribuiu na execução dos conceitos teórico trabalhados em sala de aula”, explica Chiminelli.

Parceria

Segundo o coordenador Boing, um dos destaques da semana é a integração dos cursos com as empresas locais. Um exemplo é a empresa WEG que promoveu um dia de palestras técnicas na instituição na quarta-feira, 10.

O engenheiro Diego André de Souza, representante comercial da empresa, explica que a WEG é atualmente uma das maiores fabricantes de motores do mundo.

“Ela foi fundada em Jaraguá do Sul em 1961, começou com motores e foi expandindo para toda parte elétrica. Por ter essa proximidade junto a UNIFEBE, a WEG busca sempre trazer esses treinamentos para treinar os futuros profissionais do mercado, que serão potenciais clientes da empresa”, conta Souza.

Foram apresentadas três palestras: “Adequação de máquinas NR-12” com o engenheiro Ricardo Luiz Reinert – WEG Safety, “Partida de Motores Elétricos” com o engenheiro Cesar Augusto Voltapo – WEG Drives and Controls e “Eficiência Energética aplicada a motores elétricos” apresentada pelo engenheiro Clóvis Vanderlei Koch da WEG Motores.

“As palestras visam o aprimoramento acadêmico dos alunos. Os temas são bem pertinentes, que estão em evidência”, explica o gerente.

Programação

Na quinta-feira, 11, a semana continua com o minicurso “Mapa de Fluxo de Valor (MFV) – Não basta somente ver, é preciso enxergar”, na R.C. Conti.

Das 18h30 às 22h, serão realizadas as Bancas de TCC dos cursos e o minicurso “Simulação Vivencial de Produção”.

O encerramento da semana será na sexta-feira, 12. Das 15h30 às 18h, será realizado o minicurso “Simulação Vivencial de Produção” e a noite, das 18h30 às 22h, Bancas de TCC e o minicurso “Oratória moderna: fale sem medo de errar em cinco passos”.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br