notícias colégio
Notícias
22 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE concorre ao Prêmio Liga Steam 2022

Projetos desenvolvidos por estudantes da instituição têm como objetivo criar ações com foco em sustentabilidade

O Colégio UNIFEBE se classificou para a segunda etapa do “Prêmio Liga STEAM”, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade. O projeto do colégio foi selecionado em uma lista com outros 99 trabalhos de outras instituições de ensino do país. Na edição deste ano, as atividades devem ser realizadas com foco nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que atuarão juntas, de forma transdisciplinar.

A instituição vem desenvolvendo, com as turmas do 2º ano, um trabalho que visa melhorar a sustentabilidade ambiental em Brusque. O fato da região do Vale do Itajaí ser um dos polos têxteis e de vestuário no país evidencia o alto número de indústrias e, consequentemente, problemas ambientais.

De acordo com o professor de Química do Colégio, Heitor Paloschi, Brusque se caracteriza como uma cidade com muitas empresas e um panorama de baixíssima preocupação e implementação de estratégias e ações de sustentabilidade no meio industrial. Por isso, o projeto é uma oportunidade de transformação ao engajar estudantes na busca por melhorias. “Há muitas possibilidades que podem trazer benefícios para o meio ambiente e aos empresários, como gestão de resíduos sólidos, ações para evitar o desperdício de água, uso de fontes renováveis de energia, ações para evitar o desperdício de energia, processos dedicados a reduzir ou a eliminar a poluição do ar ou da água, ações de reflorestamento e monitoramento da emissão de gases que produzem o efeito estufa”, exemplifica o professor.

Serão analisados dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais do município. Em conjunto com os professores, os alunos irão propor soluções para reduzir a influência de fatores que comprometam a sustentabilidade de Brusque e criarão um protótipo de equipamento que minimize os impactos ambientais na cidade.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, considera que participar do “Prêmio Liga STEAM” é uma forma de os alunos desenvolverem competências e habilidades como responsabilidade, cidadania, resiliência e pensamento crítico, criativo e científico. “Os estudantes aprenderão a valorizar, utilizar e entender a realidade onde vivem com os conhecimentos adquiridos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. Irão também investigar causas, testar hipóteses e resolver problemas para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, garante o diretor.

O projeto será dividido em dez etapas e desenvolvido ao longo de 35 aulas. Entre as ações que serão desenvolvidas estão visitas a indústrias de tinturaria e estamparia, descida ao Rio Itajaí-Mirim, com o auxílio da Defesa Civil da cidade; visitas às indústrias que possuem Estação de Tratamento de Afluentes e Estação de Tratamento de Efluentes, e que possuem em seu parque fabril fontes renováveis de energia, por exemplo, painéis solares.

Os resultados das pesquisas e dos trabalhos serão divulgados, posteriormente, nas redes sociais e no site do Colégio. Será realizado um evento que envolva familiares e alunos. “Espera-se que esse projeto gere produção científica para os estudantes e que eles possam submeter suas pesquisas em meio científico como revistas ou eventos da área”, conclui a professora de Matemática Simone Sobiecziak, também envolvida no projeto.

Prêmio Liga STEAM

O prêmio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos que possibilitem aos professores e estudantes aprofundarem seus estudos em temas relevantes à sociedade, principalmente com foco na Sustentabilidade e na Educação Ambiental, que servirão de contexto para o desenvolvimento de soluções para a comunidade escolar. A edição de 2022 tem como questão norteadora “Como podemos construir soluções para o desenvolvimento da sustentabilidade em nossa comunidade?”.

Os dez melhores projetos seguirão para a leitura e análise de uma banca de especialistas, que avaliarão as propostas, e os vencedores serão anunciados no dia 22 de novembro, na cerimônia de premiação. A escola que terminar em primeiro lugar terá direito a implementação de um laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$340 mil, além de um evento recreativo e educativo realizado com os estudantes premiados e Kits presente para educadores e estudantes da turma premiada.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Educação Física participam de congresso em Itajaí

Acadêmicos de Educação Física participam de congresso em Itajaí


29 de setembro de 2010
Pedagogia Waldorf é apresentada em palestra
UNIFEBE

Pedagogia Waldorf é apresentada em palestra


06 de julho de 2017
Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Auxiliar Técnico de Informática I

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Auxiliar Técnico de Informática I


04 de março de 2009
Skip to content