notícias colégio
Notícias
06 de junho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipes da instituição chegaram à quarta fase da competição

A edição 2025 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) contou com a participação de duas equipes formadas por estudantes do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE. Os seis estudantes avançaram até a quarta fase da competição nacional. A ONHB está na sua 17.ª edição e é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os representantes do Colégio, Julia Hilleshein do Amaral, classifica a jornada como gratificante, apesar de desafiadora. Segundo a jovem, as participações aprofundaram os conhecimentos sobre a história brasileira.

“Foi possível relacionar conhecimentos da antiguidade à atualidade da história do Brasil. Chegar até a quarta foi bem difícil, mas nos trouxe muitos aprendizados e conseguimos perceber como a história pode nos trazer diversos conhecimentos”, descreve.

A participação na competição teve o professor Marlon Miranda como orientador. Ele avalia como positivo o desempenho das equipes do Colégio e a experiência como “transformadora”. Segundo o professor, a atividade é parte do fomento à pesquisa científica e incentivo das participações dos estudantes em feiras, eventos e olimpíadas acadêmicas.

“Os estudantes envolvem-se de verdade com os temas e aprendem a interpretar o passado com responsabilidade e sensibilidade. Chegar à quarta fase já é um feito que demonstra o comprometimento dos grupos e a potência do ensino de História quando aliado à curiosidade e ao pensamento crítico”, descreve.

Competição de alto nível
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, reconhece o alto nível da competição e o caráter eliminatório de cada rodada. Orgulhoso da participação dos estudantes, ele ressalta o alto nível das eliminatórias.
“Todos os estudantes demonstraram ter um conhecimento aprofundado na temática da história e, de certa maneira, esse resultado é fruto de estudo, métodos de ensino, cada vez mais dinâmicos e ativos, que auxiliam e aumentam a compreensão dos estudantes em cada tema trabalhado”, afirma.

Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio, professora Jéssica Leme Cano, a vivência reforça o engajamento dos alunos com avaliações em grupo, além de estimular o gosto pela pesquisa. De acordo com ela, a atividade amplia as possibilidades acadêmicas e profissionais dos participantes, assim como valoriza a história.

“Participar de uma olimpíada, nesse formato, vai muito além da competição. Trata-se de uma oportunidade valiosa de aprendizado ativo, em que os estudantes desenvolvem competências como análise crítica, trabalho em equipe, argumentação e autonomia intelectual”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes que não participaram do ENADE devem preencher justificativa de ausência

Estudantes que não participaram do ENADE devem preencher justificativa de ausência


09 de dezembro de 2015
Warusky recebe visita de representantes da UNIFEBE
UNIFEBE

Warusky recebe visita de representantes da UNIFEBE


24 de julho de 2013
Eventos da Semana – De 13 a 18 de outubro

Eventos da Semana – De 13 a 18 de outubro


10 de outubro de 2014
Skip to content