23 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE premiado em iniciativa da Embaixada da Espanha no Brasil

Instituição foi o único colégio da Região Sul entre os ganhadores do Concurso Colegio Del Año En Español 2023

A participação do Colégio UNIFEBE no Concurso Colegio Del Año En Español, promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil terminou com a terceira colocação na categoria Ensino Médio. Ele foi a única instituição da Região Sul a ser premiada nesta edição do concurso nacional.

Em sua segunda participação na iniciativa, o Colégio UNIFEBE participou apresentando os projetos do Festival Gastronômico e a Feira de Línguas, realizados em 2023, e a viagem de estudos de 2022, que teve Buenos Aires, capital da Argentina, como destino.

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o fato do concurso avaliar atividades que fazem parte do currículo escolar é um demonstrativo da qualidade do ensino do espanhol nas atividades internas. “Ficamos muito contentes de estar entre os finalistas, mas, também, estar entre os três que melhor desenvolvem a língua espanhola dentro do seu currículo”, indica.

Para ele, a atenção com o idioma e a imersão gerada pelas atividades utilizadas no Colégio são uma forma importante de preparação dos estudantes. Na avaliação do diretor, essa conquista é um reconhecimento especial ao trabalho mantido. “Confirma nosso compromisso de preparar o nosso aluno para as diversas possibilidades que ele possa encontrar ao longo da vida, em especial, com o uso da língua espanhola. Temos diversos países que possuem o espanhol como língua nativa, então, os estudantes que queriam seguir em uma profissão que exija esse conhecimento, dar sequência aos estudos ou parcerias com instituições da América do Sul, América Central, Espanha e outros locais que utilizem o espanhol”, descreve.

De acordo com a presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz, a distinção reconhece o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio UNIFEBE. “A busca constante por um ensino de qualidade e que prepare nossos jovens para contribuir com o desenvolvimento da região é uma das características da instituição. Ficamos contentes em acompanhar o desempenho nos dois anos de participação no concurso”.

Excelência no ensino
Já para a professora de Língua Espanhola, Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, o sentimento é de missão cumprida após um resultado satisfatório. De acordo com ela, a colocação também aumenta a exigência no desenvolvimento de ações envolvendo o idioma e a cultura dos países de língua espanhola. “Agora pertencemos a uma rede de centros de espanhol de excelência e, obviamente, a exigência é maior”, afirma.

Ela destaca a abertura da gestão escolar para as atividades e a possibilidade de desenvolver ações práticas. Outro ponto salientado por ela é o engajamento dos estudantes nas iniciativas. “Não consigo medir a alegria que essa conquista provoca, é um reconhecimento da prática como professora, do nível atingido pelos nossos alunos e o trabalho em equipe”, indica. “Para nós, é muito importante, por convivermos com nossos vizinhos de língua espanhola. Recebemos multidões de turistas de países com fala espanhola e empresários com negócios com esses países”.

Para estudantes, como Fernanda Lira, a forma como o espanhol é abordado torna o ensino mais fácil e descontraído. De acordo com ela, a possibilidade de participar de diferentes programações como expositor ou ouvinte é um diferencial e as dinâmicas ajudam a conhecer mais sobre a disciplina e cultura.

“Nós, alunos, nos esforçamos muito na realização das atividades propostas pela maestra”, descreve a estudante Fernanda Lira, em referência às ações com a professora Paola. “Acho que o mais legal era ver a empolgação dela, em ensinar, fazer aulas divertidas, descontraídas, nos repassar-nos a cultura da língua espanhola, uma das que mais gosto de estudar”.

Unifebe promove Semana de Administração e Logística

20 de setembro de 2010
Pesquisa desenvolvida por acadêmico de Pós-Graduação da UNIFEBE é publicada em revista têxtil nacional
Pesquisa