18 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE tem seis projetos entre os finalistas da Feira Brasileira de Iniciação Científica

Ao todo, a cidade teve sete classificados entre trabalhos de todo o país

Brusque soma sete trabalhos finalistas entre os classificados na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), de 2023. Entre os trabalhos brusquenses, seis são de estudantes do Colégio UNIFEBE, selecionados após passar por bancas virtuais.

Ainda antes da avaliação e classificação, todos os trabalhos foram apresentados e selecionados internamente, durante a Feira Científica Tecendo Conhecimento. As temáticas abordadas nos trabalhos finalistas são variadas e os participantes divididos em categorias.

A escolha do tema surgiu após o grupo ter iniciado uma pesquisa sobre astrobiologia. Durante o processo, elaboraram uma tese e complementaram as buscas por informações. Segundo Souza, o processo de produção, na avaliação dele, foi divertido e proporcionou aprendizado enquanto era executado.

“A experiência é de extrema importância para o futuro. Já escrevemos vários artigos apenas estando no ensino médio, como fizemos isso por três anos, já virou algo habitual para nós e temos certeza que usaremos isso demais durante o período universitário”, descreve.

Trabalhos qualificados
De acordo com Souza, os diferentes trabalhos não são vistos como concorrentes, por estarem em diferentes categorias e possuem capacidade de chegar ao primeiro lugar. “A colaboração dos professores da UNIFEBE é, com certeza, a chave para termos tantos finalistas na Febic 2023, sempre fomos incentivados a pensar fora da caixa e isso nos fez uma enorme diferença, desde um mistério cósmico até síntese de DNA como forma de armazenamento, todas ideias complexas que foram muito bem desenvolvidas com o auxílio do Colégio”.

A avaliação é semelhante com a da professora que fez a orientação dos grupos, Simone Sobiecziak. Segundo ela, a iniciação cientifica é um dos focos do Colégio e o trabalho de professores, assim como o esforço dos alunos, refletiu-se na qualidade dos trabalhos inscritos.

“Como eles desenvolvem esse artigo e fazem a iniciação científica ao longo do ano, quando vimos a oportunidade de nos inscrever para essa feira, nós pudemos submeter muitos artigos que estavam bons”, afirma.

Para o diretor do Colégio, Leonardo Ristow, o número de trabalhos finalistas é o reflexo da dedicação com a produção científica. “Um dos pilares do Colégio UNIFEBE é a iniciação científica, entendendo que, no futuro, eles terão continuidade na graduação, no meio acadêmico, que têm como base a cientificidade, nada mais justo do que eles aprenderem a realizar pesquisas desde o ensino médio já”, destaca o diretor.

De acordo com ele, estudantes do Colégio UNIFEBE já vinham produzindo conteúdos de qualidade e a classificação é motivo de orgulho. “É um fato gratificante e que enaltece o trabalho de professores e alunos, que é muito expressivo“.

A Febic

Com trabalhos inscritos em todo o país, a Febic é uma programação focada na promoção da cultura científica. Ela também estimula a experimentação, disseminação e inovação do uso de novas tecnologias.

Após a confirmação dos finalistas durante a etapa virtual, está previsto para outubro o começo da etapa presencial, em Pomerode. A cerimônia de abertura ocorre no dia 2, já a apresentação pública e avalição dos projetos está marcada para o dia 5.

Liberada a 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170

25 de novembro de 2008
Professor Alessandro Fazzino é o novo vice-reitor da Unifebe

28 de abril de 2011