05 de abril de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Com foco no planejamento profissional de estudantes, Colégio UNIFEBE lança Projeto Trilha das Profissões

Iniciativa conta com acompanhamento de psicólogas no desenvolvimento de planejamento e autoconhecimento profissional

Uma ferramenta para a formação dos estudantes do Colégio UNIFEBE foi retomada nesta terça-feira (2). O projeto Trilha das Profissões UNIFEBE tem como o foco a orientação psicológica para o planejamento profissional e autoconhecimento dos jovens estudantes, além de colaborar na elaboração de um projeto de vida.
O programa de orientação profissional iniciou o cronograma de atividades neste começo de abril e é desenvolvido pelas psicólogas Luzia Meurer e Fernanda Germani, além de acadêmicos do curso de Psicologia da UNIFEBE. No projeto, os estudantes realizaram atividades e têm acesso a recursos voltados ao incentivo para o desenvolvimento de aptidões, interesses e aspirações.
A psicóloga Luzia de Miranda Meurer destaca o papel das orientações voltadas aos estudantes do 3º ano do ensino médio. “Desenvolver o Projeto de Orientação Profissional para os estudantes é primordial para ajudá-los a tomar decisões conscientes e bem informadas sobre suas carreiras futuras, reduzir a ansiedade relacionada ao futuro e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho em constante mudança, descreve.
Para a coordenadora do Ensino Médio, professora, Jessica Leme Cano, a ação reforça o papel transformador da educação, assim como da orientação profissional para a vida dos estudantes. Ela classifica a iniciativa como uma “ferramenta crucial” para capacitar os estudantes na tomada de decisões.

“Muitos estudantes enfrentam a incerteza e a indecisão quando se trata de escolher uma carreira, alguns se sentem perdidos em meio a tantas opções, enquanto outros têm dificuldades em reconhecer suas próprias habilidades e interesses. É aí que entra a orientação profissional, por meio da qual os estudantes podem explorar seus interesses, identificar suas forças e compreender o mercado de trabalho, além de desenvolver o autoconhecimento e a maturidade para tomada de decisões. Isso não apenas os capacita a fazer escolhas conscientes, mas também os ajuda a desenvolver um plano claro para alcançar seus objetivos profissionais”, explica.

Preparação para o futuro
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, afirma que o projeto se soma a ações que estimulam e preparam os estudantes para as diferentes fases de vida que terão, inclusive a atuação profissional. “Além de ensinar os conteúdos obrigatórios, o Colégio UNIFEBE tem a preocupação de preparar os estudantes para o futuro e, um desses projetos, é este planejamento profissional, auxiliando-os eles também nesta etapa”, descreve.
Entre os estudantes, a atividade representou uma alternativa positiva de qualificação. Segundo a estudante Mariana Voss, a atividade ampliou as possibilidades de atuação profissional no futuro. “A Trilha das profissões fez eu pensar em coisas que eu ainda não tinha analisado sobre o meu futuro, analisar as opções que eu tinha em mente e já descartar algumas delas. Acredito que no decorrer do projeto irei desenvolver maturidade e saber escolher com sabedoria minha futura profissão, desenvolver autoconhecimento e responsabilidade para essa escolha”.
Para a estudante Amanda Luiza, a atividade também é uma preparação para o amadurecimento. “Nós esperamos que, com as Trilhas das Profissões, possamos nos descobrir e conseguir ter uma visão mais ampla e tranquila de um futuro já próximo. O futuro é algo que mexe com a gente e queremos passar por esse processo de jeito tranquilo, com o maior auxílio possível”, projeta.

Inscrições abertas para a 3ª edição do  desafio Accenture Campus Challenge

Inscrições abertas para a 3ª edição do desafio Accenture Campus Challenge

13 de outubro de 2014
Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Auxiliar Administrativo Geral – 21/12/2010