18 de julho de 2018

Comitiva brusquense visita geradora de energia elétrica da Alemanha

Confira os destaques do segundo dia da missão em Karlsruhe

A comitiva de representantes da Prefeitura de Brusque, Câmara de Vereadores, UNIFEBE, Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) teve uma terça-feira, 17, bastante movimentada no Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

Logo pela manhã (horário local), a delegação visitou a Energie Baden-Württemberg (EnBW), tida como uma das melhores empresas fornecedoras de energia elétrica do país, responsável por abastecer toda a região de Karlsruhe e boa parte da Alemanha.

Conforme o secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, os integrantes brasileiros obtiveram conhecimentos sobre as formas de geração de energia elétrica que são tendências no país europeu.

— O principal fato que chama a atenção é a utilização de fontes renováveis para a transformação. Ou seja, a tendência é que não se produza mais energia através de termoelétricas e de usinas nucleares e, sim, por meio da energia eólica e fotovoltaica — destaca.

Antes da pausa para o almoço, os brusquenses foram recebidos no setor da EnBW responsável pela negociação energética. No local, a comitiva foi imersa em uma apresentação sobre os dados de compra e venda das ações da EnBW na bolsa de valores e, também, sobre a gestão administrativa da corporação.

O Mercado Livre de Energia, como é chamado o setor de produção elétrica alemão,  permite que o consumidor se torne gestor do insumo energia, assim como já é feito com diversos outros que são comprados para a produção de um determinado produto na indústria.

Parcerias Municipais pelo Clima

Já no período da tarde, no último compromisso da terça-feira, os representantes da Prefeitura de Brusque se reuniram novamente com o grupo gestor do Distrito de Karlsruhe para discutir as próximas ações previstas nas 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

— Em pouco mais de três horas, tratamos de questões mais técnicas relacionadas a mobilidade, produção de energia fotovoltaica e a instalação de lâmpadas LEDs em Brusque. Produzimos um documento de cooperação, que irá direcionar os trabalhos daqui para frente — explica o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger.

No mesmo período, os dirigentes da ACIBr E CDL, acompanhados dos vereadores Marcos Deichmann e Ana Helena Boos, participaram de reunião com a Câmara de Indústria e Comércio do Distrito de Karlsruhe para tratar de assuntos de interesse da economia de Brusque. Representantes da UNIFEBE participaram dos dois encontros simultaneamente.

O reitor da UNIFEBE, o professor doutor Günther Lother Pertschy, avalia positivamente o segundo dia de missão. Segundo ele, todas as atividades contribuíram para o desenvolvimento da parceria e para que os objetivos sejam cada vez mais aprofundados.

Comitiva brusquense

Prefeitura de Brusque

Câmara de Vereadores de Brusque

Associação Empresarial de Brusque (ACIBr)