18 de março de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicas de Medicina da UNIFEBE arrecadam produtos para ajudar família venezuelana

Mulher deu à luz gêmeos e necessitava de auxílio com as despesas dos bebês

O Comitê de Saúde Pública da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA BRAZIL UNIFEBE), em parceria com o projeto Abraçando Vidas, arrecadou dinheiro, alimentos, roupas e produtos de higiene para uma família venezuelana carente de Brusque. A mulher deu à luz gêmeos, recentemente, e precisava de auxílio para as despesas com os recém-nascidos.

Maria Carolina Pacheco, acadêmica de Medicina da UNIFEBE e diretora do Comitê da IFMSA, revela que houve uma mobilização da comunidade em auxiliar a família. “Conseguimos arrecadar quase mil reais em um dia, sem contar as pessoas que compraram leite e fralda e entregaram. Conseguiu-se por volta de 20 latas de leite, quase 400 fraldas, produtos para higiene dos bebês, algumas roupinhas e cesta básica. Além disso, aproveitamos a oportunidade para realizar o exame físico dos bebês, conversar com a mãe sobre o dia a dia deles, saber um pouco mais da história dessa família, que apesar de todas as dificuldades, pareceu uma família muito unida e feliz”, observa a acadêmica.

A estudante ainda conta que a IFMSA já tinha a intenção de auxiliar a comunidade refugiada desde o começo do ano passado, porém, os planos foram atrapalhados pela pandemia. “Creio que a medicina vai além de atender em consultórios, examinar pacientes, estudar horas por dia e ter escolhas difíceis, a medicina é isso: trazer mais amor para a vida dessas pessoas, é alegria, é a gratidão imensa que sentimentos por ver esses rostos felizes. É fazer e querer o bem de alguma forma. Ajudar também é fazer medicina”, orgulha-se.

O projeto

O projeto Abraçando Vidas existe há mais de quatro anos cujo objetivo é atender imigrantes em situação de vulnerabilidade e conta com a ajuda de voluntários, como Sol Ribeiro, que explica que o Abraçando Vidas auxilia as pessoas com alimentação, roupas e encaminhamento ao mercado de trabalho. “A família que foi atendida, por se tratar de gestação de gêmeos, a mãe tinha dificuldade de amamentar. Dessa forma, nos unimos para uma campanha e conseguimos arrecadar leite, fraldas, higiene pessoal e mantimentos. O apoio das acadêmicas de Medicina da UNIFEBE foi muito importante, pois elas puderam dar dicas de cuidados aos recém-nascidos e a sua família, levando não apenas conhecimento, mas também muito amor aos necessitados”, reconhece Sol.

Alunas de Pedagogia são destaque em Concurso Público

24 de março de 2006