21 de novembro de 2016

Comitiva de Brusque participa de workshop internacional na Alemanha

A convite do governo alemão, uma comitiva de Brusque viajou para a Alemanha no último sábado, 19, para participar do Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. A comitiva permanecerá em Karlsruhe de 20 a 28 de novembro e é formada pelo reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy, pela assessora de relações internacionais Ana Paula Bonatelli, pelo prefeito José Luiz Cunha, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto, pelo superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger e a engenheira ambiental, Amabilly Schvambach.

Segundo o reitor Pertschy, a viagem serve para fortalecer os laços culturais que ligam Brusque ao Distrito de Karlsruhe. Ele afirma ter as melhores expectativas em relação a este momento, já que somando esforços é mais fácil obter resultados.

— Sendo a Alemanha um país de primeira linha e com tecnologia de ponta, prospectaremos novas situações, situações essas que ligam à academia, que integram o projeto do clima e da sociedade como um todo — diz.

Durante estadia na Alemanha, a comitiva visitará a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Karlsruhe, escolas de Ensino Técnico de Bretten, a Assembleia Distrital em Karlsdorf-Neuthard e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK) – uma das principais universidades de tecnologia e engenharia da Europa. Além disso, o grupo realizará um passeio com ônibus movido a hidrogênio.

Projeto

Um dos momentos mais importantes para os brusquenses será a apresentação dos planos de ação do “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” – projeto realizado com o Distrito de Karlsruhe, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O superintendente da Fundema e coordenador do projeto em Brusque, Cristiano Olinger, conta que “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” é elaborado há dois anos e que neste período foram realizadas viagens de troca de experiências de delegações de Brusque para países como Nicarágua e Equador, já que Colômbia, Costa Rica, Venezuela e Equador também são países que integram o projeto e tem co-irmãs na Alemanha. Da mesma forma, delegações alemãs já visitaram o Brasil. Além do município brusquense, Pomerode e Blumenau representam o país no projeto.

“Depois de 18 meses de trabalho e elaboração de projetos de curto, médio e longo prazo, que será apresentado neste workshop, pretendemos trazer bastante novidades para nossa cidade e promover o desenvolvimento urbano sustentável e a mitigação climática”, diz Olinger.

Saiba mais

“50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” é executado em nome do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio das confederações municipais da Alemanha.

imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Desafio instiga soluções inovadoras na UNIFEBE