25 de agosto de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Composê Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE auxilia empresa Portallar a melhorar processo produtivo

Consultoria foi realizada gratuitamente

Com o intuito de melhorar seu processo produtivo, a empresa Portallar, de Brusque, foi o segundo empreendimento que procurou o Composê – Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE, para realizar uma consultoria gratuita a fim de identificar e avaliar os problemas de qualidade no seu processo de produção.

A gerente de Recursos Humanos da Portallar, Rosangela Masson da Silva, explica que o crescimento acelerado da empresa, em um curto espaço de tempo, fez com que eles percebessem a necessidade de um treinamento específico para o setor de controle de qualidade.

De acordo com a supervisora do Composê, professora Alini Cavichioli, o estudo realizado na empresa produtora de roupa de cama teve como objetivo propor melhorias para o setor, elaborando um método padronizado, tanto prático como teórico, que identificasse as causas de retrabalho.

Com o auxílio da acadêmica Milaine Cristine Iatzack, da 4ª fase de Design de Moda da UNIFEBE, e da assistente Caroline de Liz Zimmermann, por meio de um sistema via aplicativo foram implementados indicadores de desempenho, além da reestruturação de fichas técnicas e checklist, reorganização de fluxograma por setores e mapeamento de funções no setor de qualidade.

“Já obtivemos um grande alcance nos dados esperados. Nas facções externas, as fichas técnicas, os procedimentos operacionais novos e o sistema via celular/tablet com todas as funções propostas estão sendo utilizados. Nos procedimentos internos, as colaboradoras do controle de qualidade puderam se aperfeiçoar e ampliar o conhecimento teórico e prático por meio do nosso treinamento, e conhecer como funciona todo o processo de produção dentro da empresa. Com isso, o processo produtivo otimizou, a reprovação de lotes e o retrabalho do controle de qualidade diminuíram”, explica Alini.

Além dos procedimentos implantados, o Composê encaminhou para a empresa as propostas de melhorias futuras para um aumento significativo na produção, considerando os setores de qualidade, enfesto e talhação.

“Com o apoio que tivemos da UNIFEBE, os nossos colaboradores aprenderam muito e nós, como empresa, desenvolvemos uma visão mais ampla do que realmente precisamos mudar para melhorarmos a qualidade do nosso produto. Parabéns UNIFEBE pela iniciativa e pela preocupação com o desenvolvimento da nossa região”, destaca Rosangela.

Portallar

A Portallar é uma empresa brusquense, fundada em 2010, produtora de roupas de cama (lençol e fronha), fornecedora de grandes magazines e certificada pela ABVTEX Associação Brasileira de Varejo Têxtil. Seus produtos são confeccionados em 100% algodão, poliéster e microfibra.

Contato real com o mercado de trabalho

Todo trabalho desenvolvido pelo Composê é realizado gratuitamente pela UNIFEBE. Além de auxiliar a empresa, o objetivo do Escritório de Moda e Vestuário é contribuir com o desenvolvimento regional, compartilhando os conhecimentos técnicos da universidade.

O Composê também busca envolver os acadêmicos de Design de Moda com problemáticas do mercado de trabalho. “O projeto desenvolvido para a Portallar me ajudou a adquirir novos conhecimentos, mesmo já atuando na indústria da moda no setor de desenvolvimento, busquei informações em artigos e com pessoas que trabalham no setor, para complementar o trabalho de organização e melhoria de documentos sugeridos”, salienta a estudante da 4ª fase de Design de Moda, Milaine Cristine Iatzack.

O Composê

Criado este ano, pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE, o Composê – Escritório de Moda e Vestuário tem como objetivo auxiliar, gratuitamente, estudantes, novos empreendedores, empresas e ONGs na criação de negócios, consultoria em moda e vestuário, ações com a comunidade e atividades voltadas ao desenvolvimento profissional.

As consultorias são realizadas pelos professores com o apoio dos acadêmicos do curso. Os interessados nos serviços do Escritório de Moda e Vestuário podem agendar um horário por meio do e-mail escritoriomoda@unifebe.edu.br. Os atendimentos presenciais são realizados semanalmente, às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Moda da UNIFEBE, campus Santa Terezinha.

Estacionamento terá novos acessos de entrada e saída

Estacionamento terá novos acessos de entrada e saída

09 de maio de 2018
Conselhos homenageiam administradores em sessão na Câmara