notícias colégio
Notícias
08 de setembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Concurso entre acadêmicos da UNIFEBE apresenta alternativa de construção modular

Desenvolvidas durante o Projeto Executa, propostas utilizam como base o Sistema Construtivo Modular da Fischer

Representantes da sociedade civil, como integrantes da Associação de Moradores do bairro Planalto e da empresa Irmãos Fischer, assim como do Poder Público de Brusque, acadêmicos e professores da UNIFEBE estiveram reunidos para uma noite de apresentações de projetos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A proposta para essa edição do projeto envolveu o uso do Sistema Construtivo Modular, da empresa brusquense, para a elaboração de uma casa, prevista para ser construída em área da associação.

Além de utilizar o sistema como base, a proposta do Executa precisava atender aos critérios estabelecidos para as habitações populares do Ministério das Cidades. O tema já havia sido abordado ao longo do ano com uma série de atividades, como visitas técnicas e palestras. Além disso, um podcast abordando a industrialização da construção de habitação de interesse social.

Durante a solenidade, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, salientou o desenvolvimento da instituição e a possibilidade de uma formação mais robusta, capaz de colaborar com o desenvolvimento técnico de Brusque e região. Além do Projeto Executa, ele exemplificou com os diferentes projetos sociais mantidos pela instituição, e parcerias voltadas para as demandas locais.

“Ficamos muito felizes quando percebemos que nossos acadêmicos estão indo para o mundo real, pondo em prática seus conhecimentos e fazendo algo em prol da sociedade, da comunidade”, descreve.

Para o vice-prefeito de Brusque, André Batisti, o Deco, a parceria entre Poder Público, universidade e sociedade civil é benéfica para todos, e o tema escolhido demonstra a proximidade com o que há de mais moderno no mercado. De acordo com ele, o aperfeiçoamento das tecnologias carece de profissionais atualizados, e o uso das novas tecnologias construtivas tende a inspirar a adoção em diferentes contextos.

“Quando veio esse projeto da UNIFEBE, eu fiquei encantado por duas coisas: um investimento em uma área pública, que hoje estava ali à mercê e vocês que vão dar vida a esse local. A outra é pelas construções modulares, que vemos cada vez mais, principalmente em uma região com a falta de mão de obra especializada. ”

Sistema de Construção Modular

Contente com as propostas desenvolvidas durante o projeto, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, reforçou a expectativa por novas iniciativas no modelo e destacou o papel da iniciativa em colaborar com o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas construtivas. Segundo ele, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos proporcionam explorar modelos construtivos ainda pouco explorados no país.

“Entendemos que esse sistema construtivo é um futuro. A industrialização da construção é algo extremamente importante no segmento, tendo em vista que temos um sistema tradicional ainda imperando no Brasil”, descreve.

Conforme a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner a atividade de extensão desenvolve habilidades técnicas e comportamentais dos acadêmicos e os instiga a resolver problemas reais. Ela reforça o papel da atividade no desenvolvimento dos acadêmicos participantes.

“Contar com a parceria do setor público e privado, visando contribuir para a comunidade, mostra o papel do ensino superior em fazer a diferença na sociedade. Os acadêmicos e professores se empenharam para entregar ótimos projetos, o que reflete a excelência de profissionais que estamos formando”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Basquete patrocinado pela UNIFEBE está em 2º lugar no Campeonato

Basquete patrocinado pela UNIFEBE está em 2º lugar no Campeonato


28 de agosto de 2012
Curso de Psicologia é reconhecido por Conselho Estadual de Educação
UNIFEBE

Curso de Psicologia é reconhecido por Conselho Estadual de Educação


06 de setembro de 2016
Acadêmicos de Design de Moda confeccionam protótipos de uniformes institucionais
UNIFEBE

Acadêmicos de Design de Moda confeccionam protótipos de uniformes institucionais


12 de junho de 2018
Skip to content