17 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE desenvolve projeto com mais de 150 crianças dos bairros Santa Terezinha, Limeira Baixa e Limoeiro

Crianças visitaram a UNIFEBE e participaram de oficinas de brinquedos e brincadeiras

O campus do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi transformado pelo curso de Pedagogia em um verdadeiro parque de diversões. Mais de 150 crianças das comunidades dos bairros Santa Terezinha, Limeira Baixa e Limoeiro participaram do projeto de Extensão “Venha brincar com o Curso de Pedagogia da UNIFEBE”, que teve como objetivo evidenciar a importância da brincadeira para a formação integral das crianças.

Caça ao tesouro, jogo da peteca, corrida do tabuleiro sustentável, jogo quiz com pé de lata, oficinas de cata-vento, barquinho de papel e avião foram algumas das atividades desenvolvidas pelas acadêmicas com as crianças participantes.

A atividade Pique Bandeira foi a escolhida pelo grupo da acadêmica da 1ª fase, Ana Maria Hasckel. A brincadeira que faz parte do acervo cultural infantojuvenil brasileiro é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. “Foi um momento descontraído e de muitas trocas, em que o envolvimento das crianças entre si e com a brincadeira foi de significativa interação. Outro ponto a se destacar na ação foi o fato de que as crianças não fizeram o uso de recursos tecnológicos, o que evidenciou a importância das brincadeiras tradicionais para o desenvolvimento dos diferentes domínios de aprendizagem”, enalteceu Ana Maria.

A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, conta que as ações integraram o projeto de Curricularização da Extensão, desenvolvido semestralmente com a comunidade externa. As propostas de brincadeiras foram aplicadas em forma de circuitos, possibilitando que todas as crianças passassem por todas as estações.

“O projeto de brinquedos e brincadeiras faz parte do Currículo da Pedagogia da UNIFEBE na formação de pedagogos, que considera o brincar um dos elementos mais importantes da constituição do ser criança, que, em suas diferentes dimensões, possibilita uma formação integral, uma criança protagonista, crítica, histórica e cultural com direito a uma infância segura e feliz”, enfatizou a professora Eliane.

Beatriz Alexandrini de Oliveira, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Limeira Baixa, foi uma das catequistas que acompanhou as crianças nas atividades. “A UNIFEBE está de parabéns pela iniciativa, pois além de preparar os acadêmicos para o âmbito profissional, proporcionou mais interação entre as crianças. Para nós catequistas também foi muito proveitoso, visto que contribuiu para fortalecer nossa conexão com os catequizandos. Muito obrigada por esse momento, pois foi nítido que tudo foi preparado com muito carinho”, agradeceu Beatriz.

Curricularização

Para auxiliar na elaboração do planejamento das brincadeiras, as estudantes participaram da palestra “O corpo brincante da criança” com a professora Luciane Rosa, que pesquisa o tema em sua tese de doutorado.

As acadêmicas também leram em diversos artigos sobre as brincadeiras na infância e a contribuição para o desenvolvimento infantil. Após a fundamentação teórica, divididas em grupos as estudantes criaram as brincadeiras que seriam aplicadas com as crianças, levando em consideração as dimensões cognitivas, motora, social, estética, ética e cultural.

Além das brincadeiras, as acadêmicas tiveram que construir um Manual das Regras, um vídeo de até 3 minutos sobre todo o processo, da construção à execução, bem como um banner para apresentar os resultados no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENPEX.

Acadêmicos de Administração apresentam trabalhos finais

22 de junho de 2012
Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.1