05 de junho de 2009

Conferência de Segurança Pública é feita com sucesso na Unifebe

Encerrou na manhã desta sexta-feira, dia 5, a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. Na ocasião foram definidos princípios e diretrizes para uma política na área com a contribuição de autoridades, representantes de entidades regionais, membros das polícias militar e civil, corpo de bombeiros, advogados, educadores e sociedade em geral.

Na ocasião a reitora da Instituição, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, manifestou sua satisfação em sediar na Unifebe este evento inédito. "Quero aproveitar o momento para agradecer a oportunidade que temos de reiterar o nosso papel enquanto instituição comunitária. Somos um espaço aberto para acolher nossa comunidade, para que aqui se discutam todas as questões necessárias para o desenvolvimento da qualidade de vida da população", afirmou.

"É dessa ética que a Unifebe se alimenta e se existem interesses outros que tentam denegrir a imagem de nossa Instituição, esta Reitora, em nome de toda a equipe da Unifebe, assegura-lhes que nosso trabalho é absolutamente idôneo, transparente e responsável. Prova disso são as várias lideranças presentes nesse encontro, muitas delas constituídas por professores e ex-alunos de nossa Instituição", enfatizou.

As questões levantadas na etapa municipal formaram um caderno de propostas que será discutido no evento estadual, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de julho. A partir deste evento forma-se um novo caderno, este seguirá para a Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, em Brasília, formando assim um material final sobre a nova política nacional de segurança pública.

Para o coordenador executivo da etapa municipal, Vilanir Eracles dos Santos, o evento foi um verdadeiro sucesso. "Gostaria de agradecer a todos que colaboraram com esta etapa, em especial a Unifebe. Os resultados foram muito além dos esperados, o envolvimento foi pleno e os debates aprofundados. Senti que cada pessoa estava realmente comprometida com a conferência. Nossa etapa teve um número expressivo de participantes da comunidade em geral, o que contribui ainda mais para sua qualidade", explicou.

Ao todo foram elaboradas sete propostas de princípios e 21 de diretrizes, todas relacionadas aos sete eixos temáticos, que são: "Gestão Democrática, controle social e externo, integração e federalismo"; "Financiamento e gestão da política pública de segurança"; "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho"; "Repressão qualificada da criminalidade"; "Prevenção Social do crime e das violências e construção da cultura da paz"; "Diretrizes para o Sistema Penitenciário" e "Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes".

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, parabenizou a realização da etapa municipal. "O Brasil não será mais o mesmo na área de segurança pública a partir destas conferências. Afinal não somos só nós, é todo o país tratando deste assunto neste instante. Reforço os agradecimentos a todos que estiveram envolvidos neste processo", destacou.

Conseg

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Visita Técnica incentiva responsabilidade socioambiental

18 de julho de 2012