31 de agosto de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Confira a lista de acadêmicos da UNIFEBE inscritos no Enade 2022

Saiba quem são os concluintes que deverão fazer a prova este ano.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) divulgou a relação dos acadêmicos ingressantes e concluintes que estão habilitados a fazer o Enade 2022. As listas, por curso, estão disponíveis na página do Enade, no site da UNIFEBE.

Na edição do Enade 2022, participarão os estudantes da UNIFEBE dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Além dos acadêmicos dos cursos superiores de tecnologia em Design Gráfico, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, na modalidade presencial e EaD.

Por determinação da Portaria Normativa MEC nº. 41, de 20 de janeiro de 2022, que estabeleceu as Diretrizes do Enade 2022, os ingressantes dos cursos que serão avaliados deveriam ser inscritos pela instituição de ensino, porém ficam dispensados de participar da Prova.

Atendimento especializado, específico ou pelo nome social

Os estudantes concluintes que desejarem, devem solicitar, entre os dias 1º e 8 de setembro, diretamente no site do INEP, o atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, de acordo com os termos do Edital MEC nº. 51, de 24 de junho de 2022.

O atendimento especializado é voltado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Já o tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

As orientações, condições e procedimentos referentes à solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, estão disponíveis no item 11 do Edital MEC nº. 51, de 24 de junho de 2022.

Os acadêmicos da UNIFEBE, que tiverem dúvidas sobre o Enade 2022, podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento Institucional por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, pelo telefone (47) 3211-7212 ou presencialmente no piso térreo do Bloco B, campus Santa Terezinha.

Enade*
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados às áreas de avaliação da edição.

*Informações retiradas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC)

Sindicont realiza cursos na Unifebe – 2010

09 de fevereiro de 2010