25 de agosto de 2010

Congressistas lotam Anfiteatro da Unifebe

O Anfiteatro da Unifebe voltou a lotar na segunda noite de palestras do I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, nesta quarta-feira, dia 25. O evento tem objetivo socializar o conhecimento produzido pela universidade com os setores produtivos de diversos segmentos com o propósito de promover a inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Nesta quarta-feira, dia 25, a abertura do evento contou com uma apresentação do grupo "O Som que sai do Lixo", de Guabiruba. Sob a coordenação de Sidnei Baron, o grupo apresentou quatro peças musicais utilizando instrumentos produzidos com materiais recicláveis como garrafas com água, tubetes usados para enrolar malha, teclado de computador, filtro de água, armação de piscina de plástico, entre outros materiais. Ao final da apresentação o grupo deixou a seguinte mensagem aos congressistas "O cuidado com o meio ambiente atualmente é uma ideologia, uma filosofia de vida. Não podemos retroceder e voltar ao passado, quando só tirávamos a matéria-prima da natureza e não nos preocupávamos em preservar".

A sessão de palestras foi coordenada pelo doutor Roberto Garcia, que aproveitando o tema do Congresso, estimulou os participantes do evento a serem ousados. "Ousem, se vocês não ousarem não teremos futuro. Não haverá crescimento individual, nem crescimento coletivo", destacou. Na sequência a primeira palestra foi proferida pelo gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da Weg, Sebastião Lauro Nau, que depois de fazer uma breve apresentação da empresa abordou o tema "Inovação Tecnológica na Weg". Segundo ele, a empresa tem que querer inovar e dar condições para que isso aconteça, sempre com foco na sustentabilidade.

A palestra seguinte foi "Alta performance e foco do cliente", abordado pela gerente corporativa de Inovação e Excelência da Seara Alimentos/Grupo Marfrig, Gilda Militz da Costa. Nesta apresentação foram destacados dois cases internos, que agregam experiência ao processo de inovação na Seara. "A inovação, quando reconhecida adequadamente é extremamente motivadora. A Seara reconhece os resultados inovadores desenvolvidos por seus colaboradores e isso é muito motivador. Depois de conhecer casos de sucesso, as equipes procuram inovar cada vez mais".

Para finalizar o cronograma de palestras da noite o gerente da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás, Helio Toshio Sakurai, falou sobre "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Petrobrás". Segundo ele, mesmo o negócio da empresa sendo impactante a Petrobrás concentra todos os esforços para se aproximar ao máximo da sustentabilidade e tornar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.

O I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade é uma promoção da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, do Ministério de Ciência e Tecnologia e das empresas Ciser, Mensageiro dos Sonhos e Rosetur. O evento prossegue até sexta-feira, dia 27, com a realização de apresentações orais, visitas técnicas e palestras.

Mais informações sobre o I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pelo telefone (47) 3211-7227 ou pelos emails:secretaria.congressoits2010@unifebe.edu.br e congressoits2010@unifebe.edu.br.

Texto: Lisiane Moraes

Agenda da Semana – 27/01