17 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE integra parceria firmada entre Secretaria de Estado da Educação, Acafe e Celesc

Termo de cooperação prevê mapeamento de melhorias nas redes elétricas das escolas estaduais

Foto: Roberto Zacarias/Secom
Informações: Secom

A reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, representou a Instituição nesta segunda-feira (17), na sede da Secretaria de Estado da Educação, durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre a SED, Acafe e Celesc. O documento assinado pelo governador Jorginho Mello, visa acelerar as melhorias no fornecimento de energia elétrica das escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, com o apoio de estudantes de nível superior das instituições do Sistema Acafe.

“Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais”, comemorou o governador Jorginho Mello.

A UNIFEBE será uma das universidades comunitárias que contribuirá com a iniciativa, auxiliando no diagnóstico técnico. “Utilizar o conhecimento científico e técnico em prol de melhorias para a sociedade é a premissa da nossa instituição. As escolas de Brusque e região que integram a rede estadual de ensino são nossas parceiras e sempre nos recebem com tanto carinho, além disso, grande parte dos nossos acadêmicos já esteve naqueles bancos escolares e entende da importância de contribuir para melhorar a infraestrutura dos educandários”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), mais de 700 unidades de ensino em todas as regiões de Santa Catarina precisam de melhorias na rede elétrica, para instalação de equipamentos como novas lousas digitais e ar condicionado. Segundo o órgão, o acordo firmado nesta segunda-feira (17) é inédito e permitirá que alguns dos equipamentos recém adquiridos, que estão parados em depósitos apenas aguardando uma rede de energia adaptada, possam ser instalados e entrem em funcionamento.

“Realizamos um levantamento das necessidades das escolas estaduais, e a rede elétrica foi uma das principais carências. Essa parceria com a Celesc e Acafe irá permitir que façamos essas melhorias de maneira mais rápida para atender nossas escolas”, explica Cimadon. O Secretário enfatiza também que essa ação já segue o formato das contrapartidas das universidades do sistema Acafe no Projeto Universidade Gratuita.

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, enfatiza que a instituição sempre tem buscado contribuir com desenvolvimento do estado de Santa Catarina ao longo do tempo e uma das formas de fazê-lo neste momento foi identificando as necessidades das escolas estaduais, para então propor soluções. “Identificamos a necessidade de estruturação elétrica dessas escolas, e assim colocamos as nossas equipes a disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, vamos cumprindo a nossa missão, que é a pela qual surgimos há mais de 55, 60 anos, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários”, afirma Ceretta.

O evento de assinatura contou também com a presença do Secretário de Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, da secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, e de representantes das instituições que integram a Acafe.

Acordo de cooperação técnica

O objetivo do acordo é promover a regularização das instalações elétricas e padrões de entrada de energia nas escolas. Na parceria, a SED irá fornecer as informações e apontar as prioridades da rede enquanto os estudantes das universidades farão os levantamentos das demandas e os projetos elétricos de cada instituição. Cabe à Celesc, por meio das gerências regionais, avaliar e aprovar os projetos.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, trata-se de uma parceria importante para otimizar os recursos do Estado, agilizando o atendimento às escolas. “A Celesc tem feito parcerias importantes que promovem o desenvolvimento do Estado em várias áreas. São investimentos junto à indústria, junto aos municípios, juntos às secretarias. E agora, essa parceria com a Educação do Estado, vai proporcionar mais segurança, conforto, desenvolvimento e eficiência para a nossa educação”, frisou ele.

Após o mapeamento feito pela SED e préaprovação dos padrões de entrada de energia, os estudantes dos cursos de engenharia das universidades participantes irão desenvolver os projetos elétricos. A Celesc irá, então, dar celeridade na análise dos projetos, para que a SED possa licitar as instalações e solicitar as ligações, deixando o processo mais rápido.

Resultado Final do Processo Seletivo Docente 2006.2.

07 de julho de 2006
Representantes dos DCEs do estado visitam reitor da UNIFEBE