notícias colégio
Notícias
30 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Clínica Escola e Serviços em Psicologia da UNIFEBE oferta psicoterapia em grupo para mães e adolescentes

Interessados podem se inscrever presencialmente ou pelo WhatsApp

Repensar sua própria história por meio do diálogo com outras mulheres é o propósito da psicoterapia realizada com o grupo de mães, na Clínica Escola e Serviços em Psicologia da UNIFEBE. O projeto realizado pelas acadêmicas da 9ª fase, Bruna Moreira Raitz e Bruna Jativa Macedo, é supervisionado pelo professor Gustavo Angeli, durante o Estágio Específico III.

Todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, as mães se reúnem no CESP para falar sobre diversos assuntos em comum, como gestação, criação dos filhos e relacionamento conjugal. Até o momento, o grupo conta com seis participantes, mas ainda está aberto para que mais mães possam experimentar a psicoterapia. As interessadas em integrar o grupo podem se inscrever na Clínica Escola por meio do telefone (47) 98832-0734 ou presencialmente, no campus Santa Terezinha.

Adolescentes

Também nas quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, o curso realiza um projeto voltado aos adolescentes entre 13 e 16 anos. O grupo é acompanhado pelas acadêmicas Mariana Hingst Goulart e Sara Maffezzolli dos Santos, supervisionadas pelo professor Gustavo Angeli.

“Sabemos que a adolescência é uma fase muito importante de transição na vida de cada um e, por meio do projeto, com o uso de materiais e ferramental lúdicas, buscamos trabalhar com o grupo temas que possibilitem esse diálogo de identificação e diferenciação”, explica a acadêmica Mariana.

Os interessados em inscrever seus filhos podem procurar a Clínica Escola para obter mais informações.

Aprendizagem prática

Na Clínica Escola os estudantes de Psicologia vivenciam a futura profissão, aplicando seus conhecimentos em atendimentos gratuitos à comunidade. Todas as ações são supervisionadas por um professor do curso. De acordo com o professor Gustavo Angeli, historicamente vem se desconstruindo a imagem de que a psicanálise é apenas esse lugar de um consultório particular e que anos atrás era apenas para a elite.  Nesse sentido, os estudantes são instigados a pensar em novas estratégias de atendimento, acolhimento e intervenções.

“Pensar em psicoterapia em grupo numa clínica escola é realmente um trabalho de desconstrução da psicanálise. É fazer com que os estudantes pensem também nessas possibilidades de atuação na psicologia dentro do serviço público, em serviços como o CRAS,  o CREAS, em ambulatórios e que eles assumam esse compromisso humanizado de realmente refletir qual o papel da psicologia na sociedade, para quem e para o que serve a minha profissão”, enaltece o professor.

Os atendimentos em grupo, relata a acadêmica Bruna Jativa Macedo, são mais uma oportunidade de os estudantes se desenvolverem na futura profissão. “Requer um manejo diferente, visto que até agora tivemos a experiência do atendimento clínico individual, que leva em consideração as condições de uma única pessoa. Quando falamos em grupo é um outro tipo de experiência, que envolve diversos desafios, como a integração desse grupo, encontrar os temas em comum, possibilitar que todos tenham voz e sejam ouvidos, participem e sintam que ali é o momento terapêutico deles”, esclarece a acadêmica.

Essa narrativa compartilhada, salienta a coordenadora de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, provoca a identificação e possibilita o reconhecimento de questões vistas a partir do outro. “Ao ofertar a psicoterapia em grupo estamos instigando os pacientes a compreender e relembrar que nos constituímos a partir de grupos, que o outro também nos habita. Além disso, por meio dessa iniciativa nossa Clínica Escola consegue atender muito mais pessoas e demandas em comum, apresentadas diariamente nos processos de acolhimento. Já para os nossos alunos, o projeto é uma forma de experimentarem, praticarem seus conhecimentos e reafirmarem o compromisso social e ético da profissão”, complementa Andreia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professores e alunos da UNIFEBE participam de evento internacional de computação

Professores e alunos da UNIFEBE participam de evento internacional de computação


15 de julho de 2015
Curso de Direito promove XV Simpósio de Estudos Jurídicos

Curso de Direito promove XV Simpósio de Estudos Jurídicos


01 de outubro de 2007
UNIFEBE recebe lançamento da 2ª edição do Jornada Labs, da Havan
Sistemas de Informação

UNIFEBE recebe lançamento da 2ª edição do Jornada Labs, da Havan


18 de março de 2024
Skip to content