11 de dezembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Conheça as novas modalidades de ensino-aprendizagem planejadas para o primeiro semestre letivo de 2021

Aulas nos formatos híbrido e bimodal serão as novidades.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) adotará para o primeiro semestre letivo de 2021, novas modalidades de ensino-aprendizagem. O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que desde o início da pandemia, a instituição tem buscado alternativas para garantir a qualidade das aulas dos cursos de Graduação. “Seguindo todas as medidas sanitárias e de educação, iniciaremos 2021 com quatro novos formatos de aula. Tudo foi planejado e pensado para nos adequarmos a necessidade dos nossos estudantes e professores”, enfatiza Gripa.

Dentre as quatro modalidades estão as aulas presenciais, carro chefe da instituição, que neste momento de pandemia foram restringidas às atividades práticas. Na modalidade presencial a UNIFEBE busca obedecer às normas de segurança e saúde vigentes, com espaços de convívio, salas de aulas e de atendimento sinalizadas com distanciamento mínimo. Além de higienizar constantemente os espaços, disponibilizar álcool em gel e evitar o aglomero dos estudantes, com realização de intervalos de maneira intercalada entre as turmas.

Já no take-home, metodologia criada pela instituição desde o início da pandemia, os estudantes acompanham por videochamada, via Google Meet, as explicações dos professores no horário normal de aula. A metodologia híbrida, por sua vez, prevê a combinação de duas modalidades na mesma disciplina, ficando a cargo do professor e coordenação, definir os dias em que as aulas serão realizadas presencialmente ou take-home.

Na metodologia denominada bimodal, as aulas presenciais e virtuais ocorrem simultaneamente. Por meio de um sistema tecnológico, com câmeras instaladas nas salas de aulas, é possível que os estudantes do grupo de risco participem da aula virtualmente, enquanto a explicação ocorre de maneira presencial para o restante da turma. As salas equipadas contam com câmeras em 4k programadas para gravar exatamente a parte do quadro que está sendo utilizada pelo professor.

Além das câmeras, o equipamento conta com microfones bluetooth, com alta captação de áudio. De casa, o acadêmico acompanha tudo pelo Google Meet e ainda pode interagir com o professor e o colega. A tecnologia foi implantada em três salas de aula no mês de outubro, e utilizada pelos alunos do Colégio UNIFEBE. O objetivo da UNIFEBE é ampliar a instalação dos equipamentos em mais 20 salas de aula. “Estamos fazendo um alto investimento para oferecer aos nossos alunos outros formatos educacionais com a mesma qualidade do ensino presencial, e ajustar os recursos de acordo com a necessidade dos nossos acadêmicos”, salienta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Coro da Unifebe se apresenta em São João Batista – 08/05/2006

08 de maio de 2006
Corujas-buraqueiras chamam a atenção na Unifebe

14 de novembro de 2007