O Conselho Universitário – CONSUNI da Unifebe – Centro Universitário de Brusque aprovou, em reunião histórica, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 7, no Auditório do Bloco C da Unifebe, no bairro Santa Terezinha.
A reunião foi aberta pela presidente do CONSUNI, profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, que agradeceu a presença dos conselheiros e demais convidados, entre eles o presidente da Associação de Professores da Fundação Educacional de Brusque (APROFEBE), William Fernandes Molina, o presidente da Associação dos Funcionários Técnico-Administrativos da Fundação Educacional de Brusque (ASETEC), Nilo Dalségio, e o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, Silvio Bertolini.
“O Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional, que hoje estão em votação, são documentos que foram elaborados com a participação de toda a comunidade acadêmica. Para nós é motivo de orgulho saber que todos contribuíram maximamente para que esse momento fosse possível”, destacou a reitora.
Após as considerações iniciais a presidente do CONSUNI fez uma breve introdução sobre o contexto histórico da Unifebe e em seguida passou a palavra a relatora dos projetos, a assessora de desenvolvimento, profª Marcilene Pöpper Gomes. Segundo a relatora o Plano de Desenvolvimento Institucional foi elaborado em cumprimento da Lei Federal nº 10.861, de 14/04/2004, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
“O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento que estabelece as ações da Instituição para um período de cinco anos e foi elaborado com base na missão Institucional da Unifebe para nortear as práticas acadêmicas”, resumiu a relatora. O Projeto Pedagógico Institucional, que é um dos elementos do Plano de Desenvolvimento Institucional, também foi elaborado com base nos seguintes eixos norteadores: educação de qualidade; flexibilização curricular; compromisso com o desenvolvimento regional e financiamento.
Depois de apresentados, os documentos foram discutidos pelos conselheiros, que fizeram considerações e em seguida aprovaram ambos os projetos. “O projeto tem imperfeições, mas é o que honesta e responsavelmente pudemos fazer. Os documentos têm o mérito de uma grande obra, pois representam uma pedra fundamental para o desenvolvimento de nossa Instituição”, afirmou a reitora.
Os Conselheiros e convidados tiveram a oportunidade de se manifestar ao final da sessão. “Gostaria de parabenizar o grupo pela aprovação dos projetos, que foi feita de maneira democrática, com sugestões que foram acatadas. Desejamos que a Instituição obtenha êxito no desenvolvimento das ações propostas”, ressaltou o vice-presidente do DCE.
A Unifebe passará em breve pela avaliação institucional interna e externa, fundamentais para o recredenciamento como Centro Universitário. O Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional são documentos importantes para este processo, que será desencadeado pelo Conselho Estadual de Educação.
Texto: Lisiane Moraes