notícias colégio
Notícias
09 de agosto de 2013

Constituição é tema da aula de apresentação do curso de Direito

Na noite de quinta-feira, 8, o curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu sua tradicional aula de apresentação do curso para os acadêmicos. O evento contou com duas palestras que abordaram a constituição.

A primeira foi ministrada pelo advogado e professor Éder Gonçalves, que trouxe o tema “25 anos de Constituição: Princípios Constitucionais”. Éder é graduado em Direito pela Furb, possui especialização em Direito Tributário pela mesma instituição. Professor de Direito Tributário desde 1990, lecionando no Curso de Ciências Contábeis da Furb/Blumenau. Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da UNIFEBE até 2008. Atuou na Diretoria da OAB Subseção de Brusque em vários mandatos, Membro do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC desde 1998. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT desde 1997 e Advogado Militante desde 1986.

O segundo palestrante da noite foi o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Brusque, Paulo Piva, que abordou o tema “O papel do advogado à luz da Constituição vigente”. Ele é graduado em Direito pela Univali, possui especialização em Direito do Trabalho pela mesma universidade, Especialização em Direito do Trabalho pelo Curso de Preparação para a Magistratura do Trabalho – AMATRA/UNIVALI e é Especialista em Direito Constitucional pela UNIFEBE.

O coordenador do curso, José Carlos Schmitz, disse que a aula de apresentação é uma oportunidade para os acadêmicos aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e conhecerem profissionais que atuam como advogados.

A pró-reitora de Pós-graduação Pesquisa e Extensão, Heloísa Maria Wichern Zunino, fez a abertura oficial do evento e salientou a importância histórica da Constituição de 1988, que foi o primeiro ato de democracia após a Ditadura Militar que o país vivenciou por mais de duas décadas, e também falou sobre a importância da profissão na garantia dos direitos. “O artigo 133 da Constituição Federal nos remete à importância da atuação do advogado, no qual diz que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, finalizou ela.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Nota de Agradecimento – 2009

Nota de Agradecimento – 2009


02 de outubro de 2009
Inscrições para Processo Seletivo seguem abertas até dia 18

Inscrições para Processo Seletivo seguem abertas até dia 18


14 de julho de 2008
Oficinas de pedagogia integram acadêmicos

Oficinas de pedagogia integram acadêmicos


28 de outubro de 2010