notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2011

Contato com a lama, água e poeira da enchente deve ser evitado

A lama e a água da enchente que invadiu grande parte de Brusque e região, também pode fazer mal a saúde das pessoas, principalmente das crianças. A água, o lodo e mesmo a nuvem de poeira que se forma nesses dias devem ser evitados.

De acordo com a médica da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Danielle Gutierres, doenças como hepatite, leptospirose (provocada pela urina de rato), viroses e gastroenterites são facilmente transmitidas nesse período através da água e da lama. "A criança fica mais suscetível a essas contaminações por ter o sistema imunológico em formação", explica a especialista, acrescentando que a poeira também afeta mais as crianças, pois suas vias aéreas são mais estreitas e a mucosa mais sensível.

Conforme a médica, as consequências se agravam se a criança já tem um histórico de doenças respiratórias, como bronquite, asma ou rinite.

Cuidado com alimentos
A secretária de Saúde de Brusque, Maria Aparecida Morelli Belli, faz o alerta para que as pessoas tomem cuidado, façam boa higiene, também no manuseio dos alimentos. "Caso eles tenham tido contato com as águas, descarte-os, quem tiver dúvidas deve procurar a Unidade de Saúde de seu bairro", afirma a secretária.

Conforme ela, pessoas que tiveram machucados em contato com a água e a lama, devem procurar a Unidade de Saúde para atualizar a dose da vacina antitetânica, caso já tenha passado 10 anos da última vacina. "Não há vacinas preventivas de doenças relacionadas com enchentes, cabe à população tomar os cuidados necessários para evitá-las. Ao apresentar sintomas como febre, desconforto, procure o mais rápido possível a Unidade de Saúde para analisar o caso", alerta.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

UNIFEBE publica edital de contratação de professores para o curso de Medicina
Medicina

UNIFEBE publica edital de contratação de professores para o curso de Medicina


09 de setembro de 2022
Calouros de Arquitetura e Urbanismo recebem arquiteto em aula de apresentação
UNIFEBE

Calouros de Arquitetura e Urbanismo recebem arquiteto em aula de apresentação


18 de fevereiro de 2014
Costureiras vivem dia de modelo em desfile na UNIFEBE
UNIFEBE

Costureiras vivem dia de modelo em desfile na UNIFEBE


27 de maio de 2014
Skip to content