22 de março de 2016

Coordenador da UNIFEBE vence Prêmio Stemmer de Inovação 2015

O comprometimento do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE com a inovação e tecnologia ficou mais uma vez evidente com a premiação recebida pelo coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Denis Boing, no Prêmio Stemmer de Inovação 2015.

Boing ficou em 1º lugar na categoria Protagonista da Inovação, com o trabalho desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE. Além do troféu, o coordenador foi presentado com R$ 60 mil como estímulo para o desenvolvimento de novos projetos de inovação.

O trabalho desenvolvido pela Universidade de Santa Catarina (UDESC) terminou com o troféu do 2º lugar e R$ 30 mil, e a Whirlpool S.A. – Unidade EMBRACO ficou em 3º lugar, recebendo R$ 15 mil. Na categoria empresa Inovadora de micro ou pequeno porte, quem levou a melhor foi a Chipus Microeletrônica, de Florianópolis.

A 6ª edição do prêmio, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foi realizada na tarde de segunda-feira (21), em Florianópolis, com a presença do governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo, o presidente da Fapesc Sergio Luiz Gargioni e o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy.

Protagonista da Inovação

O projeto vencedor da categoria, idealizado por Denis Boing, envolve acadêmicos, professores e equipes de engenharia de empresas de Brusque e região em processos de fabricação no CTIF, em usinagem de materiais endurecidos, por exemplo. Para ele, o recebimento do prêmio demonstra a importância que o Governo do Estado dá para esses tipos de ações, além do reconhecimento científico vindo da Fapesc.

— Com o CTIF, conseguimos desenvolver projetos de pesquisa aplicada, dando oportunidades para os acadêmicos trabalharem nessas iniciativas desde as primeiras fases do curso. Esse projeto possibilita que esses alunos concluam a graduação com diferenciado nível de formação e maturidade — explica Boing.

Segundo o governador Colombo, a premiação recebida pelo coordenador da UNIFEBE reconhece o empenho da universidade comunitária no desenvolvimento de sua região.

—Este é um prêmio muito disputado, muito concorrido e vocês conseguiram. Em um curto espaço de tempo, vocês já chegaram a um nível muito elevado. Ciência e Tecnologia têm três pilares: empresa privada, órgãos públicos e o setor universitário, que é fundamental. Os três têm que trabalhar juntos, e vocês estão conseguindo fazer isso na UNIFEBE — afirma.

Para o reitor Pertschy, a premiação reforça todo o empenho da UNIFEBE no desenvolvimento de seus acadêmicos, e na inovação de Brusque e região.

— Ficamos muito honrados com o resultado. Concorremos com outros grandes projetos e conseguimos conquistar o primeiro lugar. Isso engrandece ainda mais a nossa vitória neste tão importante prêmio que leva o nome do professor Stemmer. Este é mais um sinal de que estamos no caminho certo e que, cada vez mais, trabalharemos para fazer a diferença em nosso Estado — afirma o reitor.

O prêmio

O Prêmio Inovação Catarinense foi criado pela Lei 14.328, de 2008, a Lei Catarinense da Inovação, a qual dispõe sobre incentivos à pesquisa científica e tecnológica e à inovação no ambiente produtivo no Estado de Santa Catarina.

Passou a levar o nome do Professor Caspar Erich Stemmer em homenagem a essa personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência e da inovação.

O presidente da Fapesc lembrou que a premiação já contemplou 58 pesquisadores (protagonistas da inovação), empresas e instituições, com valores que ultrapassam R$ 1,38 milhão.

— Santa Catarina é um estado tecnológico. Com esta iniciativa, estamos reconhecendo e premiando jovens empreendedores que estão fazendo a diferença em nosso Estado — diz.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fapesc| Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Acadêmica de Ciências Contábeis é empossada Miss Guabiruba 2015

Acadêmica de Ciências Contábeis é empossada Miss Guabiruba 2015