05 de maio de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Coordenadores do Núcleo das Escolas Particulares de Brusque participam de formação na UNIFEBE

Instituição promoveu um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias entre os profissionais

O Projeto de Extensão “Formação Continuada para profissionais da Educação Básica” promovido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE realizou formações aos Coordenadores Pedagógicos do Núcleo das Escolas Particulares de Brusque. Na última semana, a instituição promoveu um espaço de diálogo com a comunidade do núcleo, a partir do tema de formação “Refletindo o dia a dia do coordenador pedagógico: saberes e práticas”.

O Colégio UNIFEBE participou do encontro, realizado no Laboratório de Metodologias Ativas de Pedagogia, sendo representado pela coordenadora pedagógica Natália Gums e pela coordenadora adjunta Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti. A professora Eliane Kormann, coordenadora do curso de Pedagogia e idealizadora do projeto foi a encarregada de ministrar a capacitação, que contou também com a presença de coordenadores pedagógicos de outras instituições que compõem o núcleo.

A proposta foi elaborada pela professora Eliane e professores Joel Haroldo Baade e Julio Cesar Frantz, respectivamente coordenador e professor do Laboratório de Metodologias Ativas do Curso de Pedagogia. Os palestrantes refletiram sobre o papel do Coordenador Pedagógico, seus desafios e a importância do planejamento estratégico para organização das ações desse profissional.

O encontro iniciou com os professores Eliane e Joel, apresentando alguns pressupostos teóricos e epistemológicos da função do coordenador, para depois seguir com uma dinâmica utilizando a tela interativa do Mentimeter, uma plataforma on-line para criação e compartilhamento de apresentações com interatividade. A partir disso, foram discutidos os eixos norteadores da atividade do coordenador pedagógico, e por meio da seguinte questão problema: Qual o maior desafio no dia a dia de sua atuação como Coordenador Pedagógico? O professor Julio entrou em cena, aplicando a dinâmica e refletindo sobre os desafios apresentados pelos coordenadores.

“Foi um momento importante para discutir estratégias de ensino e gestão pedagógica, que demonstra o quanto o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais da área da educação se faz necessária, pois mesmo que cada escola tenha as suas singularidades, a partilha nos fortalece para ações mais assertivas e para o fortalecimento do Núcleo, afirma a professora Eliane.

Os eixos que nortearam a capacitação foram construídos pela professora Eliane com o apoio do Assessor de Desenvolvimento Institucional, Robson Zunino, e do Pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa. Foram eles: Articulação com a direção e corpo docente escolar; Participação na elaboração, implementação e avaliação contínua do Projeto Político Pedagógico; Mediação do diálogo com pais; Gestão do Corpo Docente; Formação Continuada, entre outros. Ao final, foi elaborado um Plano de Ação, contendo ações, prazos e envolvidos, elaborado de forma coletiva com todos os participantes.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, mostra-se satisfeito pelo intercâmbio de conceitos entre as instituições. “Embora sejamos concorrentes, esses momentos fazem com que toda a rede de escolas possa crescer e melhorar de forma conjunta”, avalia.

Conforme a professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, a universidade está sempre de portas abertas para mediar esse diálogo que busca a excelência na educação brusquense. “A instituição tem demonstrado apoio e comprometimento com a realização de encontros que promovam a educação e o desenvolvimento de profissionais da área”, conclui.

Ao final da formação cada coordenador pedagógico recebeu de presente um livro de Metodologias Ativas, construído pelos professores e Editora da UNIFEBE e outros dois livros foram sorteados entre os participantes, finalizando a tarde de reflexões, partilhas e aprendizados.

Água é tema de reflexão na Unifebe

20 de março de 2007
Curso de Pedagogia promove exposição sobre reciclagem

24 de junho de 2008