notícias colégio
Notícias
17 de novembro de 2009

Coro da Unifebe apresenta “Trovadores e cavaleiros no Sertão”

Dia 19 de novembro (quinta-feira), o Coro da Unifebe – Centro Universitário de Brusque apresenta "Trovadores e cavaleiros no Sertão". O espetáculo permeia a história e traz através da arte, a musicalidade, jeito de viver e o cotidiano do sertanejo, resgatando laços com os locais de origem e a herança cultural medieval. O espetáculo inicia às 20h, no Anfiteatro da Unifebe (Centro). Entrada gratuita.

No repertório, músicas da renascença espanhola e do compositor Elomar Cancioneiro. Elomar é um dos grandes destaques da Música Brasileira por encarnar o espírito da tradição nordestina aliada justamente à tradição renascentista ibérica. Sérgio Westrupp, regente e pianista do Coro da Unifebe, é o responsável pela direção do espetáculo. A preparadora vocal do Coro, Franciane da Silva, fará uma participação especial, na flauta e na voz.

Para Westrupp, Elomar é um trovador autêntico, com um linguajar que se assemelha aos escritores Gil Vicente e Guimarães Rosa. Em 1980 Elomar foi o terceiro colocado no festival MPB promovido pela Rede Globo. "Apesar de ausente da mídia, ele resume na sua obra todo o imaginário simbólico de um sertão e de um Brasil que se formou dentro de uma cultura ibérica", explica o regente.

Pensando em explorar este universo, Westrupp elaborou uma profunda pesquisa que une e contextualiza a aproximação literária e musical entre a renascença espanhola e o compositor baiano. Segundo o regente, o espetáculo pretende ambientar o ouvinte em uma dobra, uma fenda temporal que torna simultânea duas épocas distantes cronologicamente entre si, mas muito próximas de fato. 

O Coro da Unifebe é formado por 25 coralistas, que desenvolveram desenhos e textos que irão compor o cenário do espetáculo. A base para a criação deste material foram as letras das músicas e as gravuras da literatura de cordel, característica da cultura nordestina.

A concepção artística do show traz características do sertão brasileiro a partir da busca de elementos pertencentes à cultura de origem, e que paralelamente, remetem a figuras e situações ainda presentes no cotidiano do sertanejo.

Serviço:
O quê? Coro da Unifebe apresenta "Trovadores e cavaleiros no sertão"
Quando? Dia 19 de novembro, às 20h
Onde? Anfiteatro da Unifebe (Centro)
Entrada gratuita

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Formandos de Gestão Empresarial apresentam Projeto Aplicado – 2007.2 #1

Formandos de Gestão Empresarial apresentam Projeto Aplicado – 2007.2 #1


01 de agosto de 2007
Inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior


16 de julho de 2014
Unimoda é encerrado com grande sucesso na Unifebe

Unimoda é encerrado com grande sucesso na Unifebe


24 de novembro de 2008
Skip to content