O Átrio do Bloco A da UNIFEBE recebeu Feira de Negócios e Inovação, promovida pelo curso de Administração da instituição. Ao todo, 16 equipes ficaram responsáveis por viabilizar e organizar os espaços respectivos para cada empresa participante do evento, que seguiu os moldes de uma feira empresarial.
Em cada estante, os acadêmicos tinham a oportunidade de interagir e conhecer mais sobre cada ramo e empresa. Os espaços também serviam para expor informações como detalhes sobre a marca, tecnologias empregadas, sua atuação na cidade de Brusque e região.
O professor George Wilson Aiub relembra que a atividade reedita um evento semelhante, ocorrido em 2012. Ele destaca a participação de 14 empresas de Brusque e região de diferentes setores econômicos e portes. Segundo ele, além da contribuição na qualificação dos cerca de 150 acadêmicos participantes, ainda se refletiu em divulgação e acordos comerciais iniciados após o contato na feira.
“Foi algo diferente para os acadêmicos, pôr em prática alguns conhecimentos, sobretudo, comerciais e de organização. E, assim conseguiram se sair muito bem, representando as empresas e serviços que estavam sendo expostos”, indica, em alusão aos reflexos da ação. “Tem muito a ver com a realidade do mundo da Administração e a interação com o processo de aprendizagem”.
Para o coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy, o envolvimento dos acadêmicos na elaboração da Feira de Negócios e Inovação auxilia no desenvolvimento de diferentes habilidades e competências que serão importantes na atuação profissional dos participantes.
“É uma valiosa oportunidade para desenvolver competências práticas da gestão de organizações empresariais e fortalecimento da formação acadêmica. Podemos afirmar que são vários os benefícios proporcionados”, afirma o coordenador. “A aplicação prática do conhecimento obtido em sala de aula, o desenvolvimento de competências do empreendedorismo inovador, o trabalho em equipe, o networking, o estímulo à inovação constante, a melhor forma de comunicar ao mercado, a preparação para enfrentar os desafios do mundo corporativo, entre outros”, exemplifica.
Experiência prática
O acadêmico da 2.ª fase do curso de Administração, Pedro Henrique Kohler integrou o grupo que representou uma empresa de autopeças, a qual conta com mais de 30 mil produtos em seu portfólio regular. Para a atividade, como relata o jovem, o grupo se organizou em diferentes cargos, com cada acadêmico responsável por uma parte da pesquisa, divulgação e organização do estande, que chegou a contar com a exposição de um quadriciclo.
De acordo com ele, o grupo buscou atuar com uma presença forte nas redes sociais. Exemplifica com o caso de vídeos focados na empresa e que atingiram 25 mil visualizações. Ele destaca a possibilidade de conhecer sobre ramos de atuação tão diferentes durante o evento.
“A diversidade de negócios, a gente tinha muitas empresas de ramos diferentes, desde a área têxtil, bancos, até lojas de ferramentas, até a gente levou autopeças, marketing digital, painéis de propaganda, a diversidade era muito grande na feira.
A programação foi a primeira do tipo de que Pedro participou e, para o acadêmico, a repercussão do modelo entre os acadêmicos foi positiva e teve como legado o aprendizado e desenvolvimento pessoal proporcionados pela experiência. “Acho que agrega, tanto para saber como tratar bem o público quanto para organizar um estande que chame a atenção”, descreve.