03 de junho de 2013

Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe novos livros

Com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade e qualificar o acadêmico para o mercado de trabalho, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu novos exemplares de livros que acompanham as tendências arquitetônicas no mercado da construção civil.

Entre os títulos recebidos estão o Guia Orientativo para Atendimento à ABNT NBR 15575/2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho que foi enviado em nome do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão.

Segundo o coordenador do curso, Guido Paulo Kaestner Neto, esta publicação contém o resumo da referida norma que entra em vigor a partir de Julho de 2013, contendo critérios de desempenho, exemplos de disposições construtivas que atendam às exigências específicas e outras informações. “Além da súmula dos critérios de desempenho, o guia apresenta dados técnicos/relação de produtos para os quais já foi realizada caracterização tecnológica (desempenho mecânico, isolação acústica e outros) e relação de universidades, institutos, empresas de serviços tecnológicos e laboratórios de ensaios com capacitação técnica e operacional para realizar análises previstas no referido conjunto normativo”, explicou Guido.

“Esta publicação é importante porque apresenta a mudança na qualidade dos projetos e obras que passam a seguir essas normas o que assinala uma mudança para o mercado da construção civil. O mercado irá exigir cada vez mais profissionalismo e responsabilidade”, salienta.

Outro título recebido é “Entre o Líquido e o Sólido: Paisagens Arquitetônicas nos Limites e bordas pluviais” do professor João Francisco Noll, publicado pela Edifurb. Noll ministrou palestra na instituição durante o 1o PIAU e doou os exemplares para a UNIFEBE. O livro é baseado em sua tese de doutorado defendida em dezembro de 2005, pela Universidade de Valladolid na Espanha.

“O livro fala sobre o rio e suas relações com a cidade. Essa foi a linha de pensamento do Projeto Interdisciplinar do Curso de Arquitetura e Urbanismo, falando sobre paisagem urbana e paisagem natural. Os exemplares já estão disponíveis na biblioteca da instituição e convido a todos para consultarem”, finalizou Guido.

Texto: Elizandra Damasceno

UNIFEBE participa de feira de profissões em Camboriú